15 dezembro 2007

 

Um século de arquitectura radical


A arquitectura é uma maneira de intervir no mundo. Os projectos dão forma a uma ideia sobre a sociedade. Os edifícios permitem-nos (ou não) conviver de um modo menos agressivo.

O arquitecto Oscar Niemeyer procura essa harmonia entre a natureza, o homem e o betão armado. Ele faz hoje 100 anos e a sua obra é tão vasta e interessante como a sua vida. Ninguém o descreve como Eduardo Galeano: “Niemeyer odeia o capitalismo e a linha recta”.

Brasília é a obra mais famosa de Niemeyer, uma cidade utópica feita de tijolos e lajes. Niemeyer também criou a sede do Partido Comunista Francês e a Universidade de Constantine na Argélia. Outros trabalhos incluem o Memorial da América Latina, o monumento Tortura Nunca Mais e o monumento 9 de Novembro, em memória de três operários mortos numa greve de 1988. Este último é tão dramático e contestatário que no dia seguinte à sua inauguração foi destruído por grupos de direita. Niemeyer quis que fosse reconstruído deixando à vista as marcas da destruição e nele inscreveu: “Nada nem a bomba que destruiu este monumento poderá deter os que lutam pela justiça e liberdade”.

Fidel Castro terá dito a respeito dele: “Niemeyer e eu somos os últimos comunistas deste planeta”. Concordo com o Fidel.

Comments:
A frase é bela, sem dúvida, mas não posso concordar com ela. Viva Oscar Niemeyer (mais cem anos, pelo menos).
 
Se virmos o contexto da frase................não podemos deixar de nos maravilhar com o simbolismo latino-americano.
Que viva Niemeyer e outros tantos como ele ou diferentes dele.
 
A Vida é um sopro e a História é feita de curvas.
 
O Oscar Niemeyer ser comunista, actualmente, creio que só pode ser visto de forma simbólica.
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt