06 março 2008

 

Tadinho


O Bill Gates já não é o homem mais rico do mundo, contas da Forbes.

Warren Buffett (US): $62bn
Carlos Slim (Mexico): $60bn
Bill Gates (US): $58bn


Gates já foi genial, dito inovador, dito visionário, dito humanista, dito excêntrico, todas aquelas coisas que julgávamos que eram dele. Descobrimos agora que eram títulos emprestados, que os media cronistas da grande aventura da acumulação e do lucro, conferem ao primeiro dos primeiros.

Buffett é hoje o genial, visionário, etc e tal, que pontifica, não sobre a sociedade da informação que era coisa para o Gates, mas sobre as patologias dos mercados de capitais, e a ética social no negócio e na política. Quem tem possibilidade de ver a CNBC, o único canal 100% de economia e finanças, conhece o Buffett como o guru da especulação que cobra milhares de dólares a investment bankers para passarem a tarde com ele e levarem para casa um livro assinado. À borla ele tem umas tiradas boas a circular, a minha favorita é a imagem que ele usa para justificar que uma recessãozinha de vez em quando até faz bem, porque expõe ao mercado os maus investidores e investimentos. Diz ele que só quando a maré baixa é que vemos quem anda a nadar nu.

A pergunta que me fica é o que acontecerá para o ano se o Mexicano Slim ultrapassar o Americano Buffett?

Comments:
Caro Cabral, tu que és de economia, sabes por acaso como se traduz «market clearing equilibria» em portuguê?

Vem no seguinte contexto: «In economics, Steve Smale investigated whether market clearing equilibria exists when buyers and sellers must agree on prices for goods and services (...)»

Agradeço desde já se me puderes ajudar,

D.
 
"market clearing equilibria" se existe "uma solucao de equilibrio de mercado"
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt