28 fevereiro 2008

 

Sindicatos


O governo já deixou claro por demasiadas vezes o que pensa e como actua nas negociações com os sindicatos. No mesmo sector em que se orgulham de ter hostilizado os seus funcionários e onde já se recompensou os sindicatos colaboracionistas, vem agora esta cereja no topo do bolo da responsabilidade de Válter Lemos:

<<"Isto, do meu ponto de vista, diz bem da intenção de manipulação da Fenprof, que parece ter enveredado pelo 'sindicalismo cautelar'", concluiu, referindo-se às providências cautelares que a associação sindical tem interposto em tribunal contra decisões do ministério.>>
Válter Lemos (in Público)

Pelos vistos, recorrer aos procedimentos legais também não parece adequado ao Ministério da Educação. Para este, os sindicatos devem sentar-se caladinhos e aplaudir a Sra. Ministra, concerteza...

Comments:
Caro SM

Concerteza não reconhecerá, mas os sindicatos dos profs q temos são um obstáculo ao progresso e são 50% responsáveis pelo estado do ensino em Portugal!
E o SM ao utilizar a expressão ridicula "sindicatos colaboracionistas" vejo q continua no PREC, como aliás os sindicatos! E os sindicatos adaptados ao mundo de hoje, como o da Autoeuropa, fazem falta aos trabalhadores.

A Fenporf está apenas preocupada em proteger a sua coutada, são corporativos os interesses q os fazem mexer e tentam proteger à custa dos contribuintes situaçoes de excepção e de privilégio! Os alunos nunca foram a sua preocupação e deveriam ser a central!
Não entende a Fenprof q prejudica os bons professores cuja melhor qualidade em nada os beneficia, beneficiam os maus q se entricheiram atrás de posições de defesa dos direitos adquiridos e continuam a ter prestações mediocres, prejudicam os alunos pois exigência com os professores tem de ser alta!

É óbvio q os professores têm de ser avaliados! Dá muito trabalho? Pois dá e depois? Tem erros? Ajudem a corrigi-los!
É óbvio q nem todos podem chegar ao topo da carreira!

Mas não! É uma recusa liminar e isso não é aceitável!
Cpmts
 
Talvez não seja "bater as palmas", mas baixar a cabeça e de seguida as calças...
Pois tudo o que esta ministra tem feito é enr...r os professores e a sangue-frio! :(


abr...prof...
 
O sr. nuno acha que os sindicatos são cooperativos... mas os interesses por detrás das medidas governativas já não são cooperativas.

"Tem erros" - nada é perfeito, contudo, não seria de esperar que tivesse menos erros, bem menos. Isto de começarem as reformas pelo telhado tem de acabar. Este tipo de avaliação que aqui faço já não interessa, pois não? Avaliar o trabalho do ministério já não vale!

Para si o que interessa é avaliar, ponto final - a forma até pode ser maioritariamente errada mas tudo bem.

Esperar que este país realmente caminhe num sentido mais positivo já é tido como um mau contributo de cidadania. Não termos todos a mesma visão das soluções para determinado problema já é altamente censurável? O caro nuno julga que foi assim que aqui chegamos... atrás de uma única ideia?
Desengane-se, homem. Alegria.
 
Caro Nuno (o primeiro da lista),

Tenho muitas críticas à actuação dos sindicatos, também da FENPROF. No entanto, como só se pode tratar de um assunto de cada vez, aqui falava da vergonhosa forma de entender o "diálogo", particularmente com os sindicatos, deste governo. Se falei em sindicatos colaboracionistas (para além de alguém poder querer enfiar a carapuça) era essencialmente como o governo os encara. Isto é, se te portas bem, levas um rebuçado.

Acho particularmente engraçado é a exigência sistemática que se faz aos sindicatos de serem responsáveis. Os governos, os supostos responsáveis, sistematicamente fazem as merdas impossíveis e inimagináveis, mas os sindicatos parecem ser sempre solidariamente responsáveis. Veja-se o caso da denúncia da CGTP durante os anos do Cavaco sobre a importância da formação para 20 anos depois vir agora um prepontezeco falar de economia do conhecimento e o tanas.

Das brumas do PREC,

Sinceramente,

Samir
 
Caro anónimo Alegria, falo por experiência profissional, nenhuma mudança é bem vista pelos visados. Nenhuma! Excepto aumentos de salários obviamente! E nenhuma mudança é perfeita, haverá sempre ajustamentos e erros cometidos. Foi assim q chegámos aqui como civilização, tentativa e erro!
Portanto e traduzindo a minha posição, implementar as avaliações de docentes o novo estatuto, descentralizar a gestão das escolas para incluir participações pais e representantes locais e não cristalizar posições de defesa de classe pois quem se lixa são os alunos! Em conclusão acho q os professores não têm razão embora repeite o seu protesto!
Fala em avaliação do ministério, o q acho muito bem, mas isso não está aqui em dicussão!
Alegres cpmts
 
Caro SM
A minha critica era aos sindicatos e às suas intrasigentes defesas da classe contra todas as evidências e senso comum. Sei q maioria não evoluiu ao ritmo do mercado de trabalho. E fazem falta sindicatos modernos q entendam o mercado de trabalho actual e q entendam q a defesa dos interesses da empresa(não do empresário nem dos accionistas) é essencial aos trabalhadores. Entricheirarem-se em posições cristalizadas não ajuda os trabalhadores nem ninguém, só faz barulho! Tb tenho criticas aos empresários, muitas, embora não seja aqui o tema!
E por incrivel q tal possa parecer(ou não) sou de esquerda.
Cpmts e não se perca na bruma!
 
O tema aqui é a atitude prepontente do governo e como vê a negociação com os antes ditos parceiros sociais!

Agora, até por se recorrer aos tribunais tem de se ouvir bocas de um fulano destes... Não interessa se os sindicatos estão correctos ou não, interessa é a forma como o governo quer constrangir a sua actividade.

Se até posso concordar (e concordo) que os sindicatos são de outro tempo, que dizer de governantes e empresários!

Em Portugal ainda se vive no ritmo da roça. É com chicote que se pensa que se vai lá. Ou melhor é com chicote que se difarçam as suas incompetências.

PS - Sobre o PREC e
 
Não me vou esquecer da imagem televisiva de Menezes ao lado de Mário Nogueira no sindicato dos professores,a falar á comunicação social apoiando a luta dos professores.Atitudes populistas e oportunismo existem tanto de um lado como do outro.
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt