14 fevereiro 2008

 

É prá menina e pró menino


Este post é uma brincadeira de crianças... Aos cinco anos, as meninas gostam de brincar com bonecas, os rapazes preferem jogar futebol. Mas com a idade as raparigas mostram-se menos estereotipadas, escolhendo brinquedos mais neutros, preferindo fazer desporto e jogar computador. Enquanto se tornam mais femininas, também alargam a sua identidade em relação aos papéis de género. Esta mistura é saudável: poder jogar à bola, com equipamento cor-de-rosa!

Já os rapazes mantêm-se masculinos nas suas escolhas em qualquer idade. São consistentes na preferência por carrinhos, Warcraft e Monday Night Raw. Os rapazes têm que ser rapazes! A não ser que ninguém os esteja a ver... Num estudo em que foi pedido às crianças para ficarem num quarto sozinhos cheios de brinquedos e lhes foi garantido que ninguém os via, os rapazes escolheram igualmente brinquedos “femininos” e “masculinos”.

Gosto de pensar que o discurso social sobre as mulheres está mais aberto, aceitando que o feminismo e o feminino não são incompatíveis. Quanto aos homens, os seus papéis cabe a eles subverte-los.



   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt