15 fevereiro 2008

 

A mensagem "democrática"


"Bringing Down a Dictator" conta (um)a história sobre a queda de Milosevic. Com bombardeamentos da NATO (e bobós alheios, de estagiárias a presidentes, acrescentaria eu) este tinha visto a sua posição reforçada. É então que entra em cena um grupo de jovens, "Otpor!" (resistência), que perante a incapacidade do resto da oposição terá sido determinante na sua queda. A sua formação, organização e técnicas de "agitação e propaganda" são particularmente úteis para qualquer activista. Ver resumo em inglês aqui.

Tendo visto outro documentário da mesma editora, é muitíssimo provável que haja uma sobrevalorização do peso deste grupo e que a narração tenha sido algo fabulada. No entanto, é interessante observar:
- que se Milosevic era um desastre à beira de acontecer, é inacreditável a propaganda do documentário como se as difíceis condições de vida dos sérvios não estivessem directamente relacionadas com os bombardeamentos;
- as referências misturadas do grupo, com um símbolo de punho erguido e outros que poderiam ser de esquerda/anarquistas a uma certa austeridade nazi.
- o apoio financeiro dos governos ocidentais, particularmente da USAID, ao grupo, para além da formação através de técnicos militares em "acções não-violentas" e de técnicos de marketing/estudos de opinião.

Particularmente o último ponto vem sublimar a intervenção exterior que durante tantos anos levou a CIA e outras entidades a financiar organizações militares. Hoje em dia, o "ocidente democrático" espalha a sua mensagem através de milhares de organizações financiadas e treinadas de vez em quando pelos mesmos do costume (serviços secretos, militares), outras vezes por uns mais polidos (universidades, etc). Utilizando umas vezes interesses locais que lhes correspondam aos seus interesses globais, corrompendo dirigentes para enganar activistas, as formas são muitas.

Mas tal não é novidade para Portugal. O Portugal do Marocas, do Carlucci e da RFA é mais um dos manipulados. Será que alguém fez um documentário sobre tal?

Comments:
Marocas, Carlucci, etc: esse é o documentário que está por fazer. E que extenso, extenso, extenso será, quando for feito...
 
Samir, enviei-te um email. Desculpa lá vir avisar-te por aqui, mas não sei se vais ver a caixa muitas vezes.
 
E sobre ligação ao grande democrata Savimbi........
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt