03 fevereiro 2008

 

Jackpot


31 Janeiro 2008, 8:50. A anglo-holandesa Royal Dutch Shell, a maior petrolífera da Europa, anunciou hoje que o seu resultado líquido subiu 60% para os 8,47 mil milhões de dólares (…) no quarto trimestre do ano passado, contra os 5,28 mil milhões de dólares (…) registados no mesmo período de 2006.

1 Fevereiro 2008, 13:45. A Exxon Mobil, a maior petrolífera do mundo, anunciou hoje que nos últimos três meses do ano passado o seu lucro cresceu 14%, graças à maior subida dos preços do crude em 148 anos de história da indústria petroleira. Segundo um comunicado (…), no quarto trimestre de 2007, o seu resultado líquido atingiu o valor recorde de 11,6 mil milhões de dólares (…), face aos 10,3 mil milhões de dólares (…) alcançados um ano antes.

1 Fevereiro 2008, 15:27. A Chevron, a segunda maior petrolífera norte-americana, anunciou hoje que no quarto trimestre de 2007 o seu resultado líquido registou uma melhoria de 29% (…) o seu lucro líquido atingiu os 4,9 mil milhões de dólares (…), face aos 3,8 mil milhões de dólares (…) registados um ano antes.

Desculpam-se com a guerra, com a recessão, com a diminuição das reservas petrolíferas. Mas os preços obscenos só se explicam pelos lucros obscenos.


Comments:
É um texto propagandístico? Contra as companhias petrolíferas? Mas são geradoras de emprego, não são?
 
Afinal de quem é a culpa do aumento do preço do petróleo?
 
O preco do petroleo bate recordes (tb porque o dolar vale menos e e' esse o indice) mas nao explica as margens elevadas na refinacao nem na distribuicao da gasolina. As margens da refinacao aumentaram 37% so na primeira metade de 2007.

A industria gasolineira inventa justificacoes para aumentar os precos na bomba: e' o aumento da procura no Oriente (China e India), sao os controlos da OPEC. Se o mercado fosse assim tao adverso nao tinham os lucros que tem. Eles usam essas justificacao para extorquir os consumidores.
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt