02 fevereiro 2008

 

FAQ da legitimidade


Parece que os cartazes de carnaval do bacalhoeiro foram considerados inapropriados pela polícia (aqui). Parece que violam a privacidade do sr. agente da autoridade.

"Sim, o senhor da foto, apesar de estar em acção pública, tem direito constitucional a não ver a sua imagem divulgada. Privacidade no país onde guardam a informação sobre a nossa utilização da internet e telefone durante um ano, no país onde Estado regista nomes e moradas de manifestantes e lhes tira fotos para mais tarde recordar. Sim, rapidez e eficácia no país em que os homens de azul demoram horas a acorrer a uma queixa de violência doméstica (quando aparecem)." (Tarique)

P - Faz sentido a privacidade do polícia vs. a forçada publicidade de todos os outros?
R - Claro que sim.

P - Qual é a legitimidade deles para fazer de juiz e carrasco?
R - É a dita legitimidade democrática das instituições.

P - Mas nós não elegemos as chefias das polícias?
R - Pois não, mas os nossos eleitos vigiam-nos por nós.

P - Quais, os mesmos que não fiscalizaram/fiscalizam o SIS durante anos? Os mesmos que viram as provas das armas de destruição massiva detidas pelo Iraque? Ou aqueles que sacodem a culpa dizendo que ninguém lhes disse o que ia naqueles aviões?
R - Hmmmmm...

Comments:
Acho que está na altura de se começar a desobedecer civilmente.
 
f gomes: falando em desobediência civil, a foto ao senhor bófia é de um acto de desobediência civil que ele foi lá "regularizar" a golpes de cacetete. O post foi actualizado.

Tárique (http://nadirdostempos.blogspot.com)
 
Tenho algo mais a dizer sobre a legitimidade democrática. O organismo que garante a fiscalização das polícias pelo poder democrático é a Inspecção Geral da Administração Interna, do Ministério Público. Relativamente à acção efectuada pelo polícia da foto, a IGAI elaborou um relatório em que apontava a forma de actuar "animalesca" e "altamente desorganizada e selvagem". Rui Pereira, ministro da administração interna, não fez caso e disse "estar certo tratar-se de um exagero". Ainda hei de escrever um post sobre isto (os links para o relatório no site da IGAI desapareceram entretanto)
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt