29 novembro 2007

 

Dixie Chicks


Emily Robinson, Martie Maguire e Natalie Maines. No princípio de 2003 as Dixie Chicks tinham um peso enorme no cenário musical dos EUA chegando a cantar o hino na famosa Superbowl e ganhando vários Emmies.



A 10 de Março de 2003 as suas vidas iriam mudar. Enquanto os tambores da guerra tocavam na preparação da invasão do Iraque, num concerto em Londres a vocalista Natalie afirma:
"Para que saibam, nós estamos no lado certo com vocês todos. Nós não queremos esta guerra, esta violência, e temos vergonha que o Presidente dos EUA seja do Texas".

Rapidamente, as críticas se amontoam, com boicotes aos seus concertos, à destruição dos seus CDs e até mesmo a ameaças de morte. As rádios, pressionadas por ouvintes e por ordens das direcções ou da confederação de rádios deixam de passar as suas músicas. A censura pelos grupos de direita atira-as para a lista negra.

O recomeçar da sua carreira leva o seu tempo, mas acaba por ter os seus resultados. Enquanto o Bush se afundava, as Dixie Chicks conseguiam furar o silêncio que lhes tinha sido imposto. Mais importante, mantendo o que tinha sido dito. Finalmente, em 2007 voltam aos Grammy e ganham em cinco categorias. Aqui as deixo, apresentadas pela Joan Baez.



(há um vídeo chamado "Dixie Chicks, Shut Up and Sing")

Comments:
Acho bem que digam nao a guerra.
Acho mal que digam que tem vergonha que o presidente seja do Texas. Cada um e de onde e. Ponto.
 
Emenda:

compreendi mal a citacao das cantoras, fui pesquisar e tambem elas sao Texanas (Dallas, TX). Assim entende-se melhor o que queriam dizer.
 
Ah, as maravilhosas "Saddam's Angels" , como a direita as alcunhou.

Nessa altura era preciso ter ovários de ferro para criticar a guerra e/ou o presidente. A hillary não os teve.
 
A maior parte dos "Democratas" aplaudiam a guerra...
 
Ó Samir, pequena pergunta. Queria dizer Novembro de 2002? É que em Novembro de 2003 já Bush tinha cantado vitória...
 
Obrigado pela emenda.

Era 10 de março.

Cansaço, muito cansaço...
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt