27 outubro 2007

 

Sequestrados


Portugal é um país sequestrado pela sua história.

Por um lado, ditadura houve só uma e quaisquer considerações sobre o tema (como os ditadorzecos que nos vão passando pelos cargos) é uma afronta ao passado, um insulto a quem sofreu. Tal é dito pela esquerda, mas funciona optimamente para legitimar o podre centrão que nos governa há mais de 3 décadas.

Por outro lado, há toda uma nova geração a que é negada o direito de existir. As suas experiências de vida são-lhes vedadas pois o país já tem as suas referências imutáveis. Ignora e não aceita que a nova geração possa ter outras referências. Por exemplo, como o Tárique refere, para uma nova geração o 25 de Abril de 2007 é bem mais real do que o de 1974.

Quem tem o presente sequestrado pelo passado, não se lhe antevê grande futuro.

Comments:
Sublime. Não podia estar mais de acordo. O assustador é que esse exemplo do 25 de Abril de 2007 já se perdeu no meio de tantos outros exemplos igualmente assustadores.
As pessoas parecem crer que as ditaduras a existir serão anunciadas na primeira página dos jornais, ao invés de serem reveladas pelos actos dos que as governam. O que sucedeu antes e durante o 25 de Abril está tão mitificado que já não serve a ninguém como exemplo ou lição para traduzir a realidade dos nossos dias.
 
É natural que para os meus netos o 25 de Abril de 1974,seja o que é hoje para mim o 5 de Outubro de 1910.Não é nenhum drama e felizmente hoje as crianças tem muito mais liberdade para estudar e aprender o que foi o 25 de Abril de 1974,do que eu tiva durante o tempo do fascismo para apreender o que se passou desde a implantação da Republica até ao Estado Novo.
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt