09 outubro 2007

 

O homem mais rico


O Wall Street Journal é impresso em papel amarelo. O Financial Times é impresso em papel cor de rosa. Porque é que os diários financeiros se querem distinguir dos diários generalistas?

Além do distinto papel, as notícias vêem minadas por uma linguaragem críptica: derivatives, futures, venture capitals, investment capitals, hedge funds, trust funds, pension funds, mutual funds... Com prolífico recurso a estas arcanas invenções financeiras, os jornalistas escrevem narrativas sobre o capitalismo no seu dia-a-dia. A notícia aparenta ser o sobe e desce dos títulos mas quem foi iniciado na profana giria sabe ler homéricos épicos de fortunas ganhas e perdidas.

Há ainda as revistas de negócios: Business Week, Fortune, e Forbes. Essas elevam os heróis a fotográfica capa. Os mais frequentes são o pirata Bill Gates e o especulador Warren Buffett. Sobre eles cai o manto de arautos do capitalismo. Eles são a personificação da riqueza acumulada por genial mérito. Lendo estas revistas mal se notaria que o capitalismo actual é desprovido de gigantes. O tempo do grande empreendedor passou. O capitalismo de hoje segue as regras que os diários registam na intricada manipulação dos títulos, com um drama que só comove uma raça de tristes especialistas.

Na lista dos mais ricos de sempre, Gates é só o número 5, Buffett só o número 16. O mais rico foi o falecido John D. Rockefeller, com duas vezes e meia a riqueza do Gates. Ora isso é genuinamente obsceno. Esta classe burguesa de hoje é tudo cadetes, foram-se os generais.

Comments:
Podiam imprimir em papel higiènico.
 
Amílcar,

A lista que nos ofereces refere-se aos mais ricos da América. A postagem diz que são os " mais ricos de sempre".
Os mais ricos de sempre foram sempre americanos? Ou presencio novamente um bocadinho da tua obsecção anti-yankee??
 
Ou a obcessão Estado-Unidense de ser os mais importantes do mundo. Por exemplo, a sua liga de basebol é designada de World Series...
 
Caro Samir,

Daqui, não há nada de obsessão EU, podes estar descansado.
Também achas que os mais ricos foram sempre americanos?
 
tens toda a razao e onde, posta feita, fiquei a matutar na questao.

convenci-me que o erro nao era grave. 1. as listas das Forbes sao internacionais e os americanos ficam em cima. comecam a entrar no radar indianos e ate um mexicano mas ainda nao passaram a meta de primeiros; 2. o periodo onde os americanos nao foram dominantes seria o sec. XIX e ai talvez a realeza inglesa fosse mais rica, mas nao e' um capitalista. A casa real Saudita tb deve reclamar uma riqueza absurda mas acho que esses nao devem constar da lista heroica dos selvagens capitalistas...

Ou seja, provavelmente Rockefeller nao foi o mais rico, mas nao me convenco que o erro seja muito grande ou grave.
 
Amílcar,

Julgo até que não foi erro, mas um descuido. Já que estamos com a mão na massa, que achas desses senhores como filantrópicos?
 
O problema é que não estamos com a mão na massa...
;)
 
A aritmetica das percentagens que esta gente dedicou a filantropia seria interessante de se fazer. Talvez ainda a faca daqui a uns dias.

A fundacao do Gates e' actualmente a maior de sempre, mas nem todo o dinheiro e' dele, o Buffett duplicou o fundo. Parece-me que foi menos de um quinto das fortunas de cada um. O Gates promete sair da actividade economica e dedicar a fortuna e o tempo 'a filantropia. Portanto nisso os contemporaneos parecem mais generosos que os titans do inicio do seculo. (Ainda que os Walton do Wall Mart nao dao nada a ninguem.)

A questao mais curiosa e' o que cai nesta filantropia. Dar computadores com o windows ao terceiro mundo sera filantropico? Investir em alta tecnologia com parcerias com a Microsoft sera filantropico? E sera filantropico usar as fundacoes para promover as carreiras politicas dos filhos, sobrinhos e netos como fizeram os Rockefeller?
 
Filantropia é um inimigo mais perigoso. Mas fica para quando nos ofereceres uma postagem sobre o assunto.
 
[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Queres ganar dinero desde tu casa y buscas informacion[/b]
Nosotros hemos encontrado la mejor guia en internet de como trabajo casa. Como nos ha sido de utilidad a nosotros, tambien les puede ser de utilidad a ustedes. No son solo metodos de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de metodos para ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar dinero[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt