31 outubro 2007

 

Gone Baby Gone (2007)


Este filme mereceu duas prematuras distinções. É o primeiro filme realizado pelo popular Ben Affleck; e a narrativa coincide em inquietantes mas irrelevantes detalhes, com o desaparecimento de Madeleine McCann, pormenores que são mais interessantes para os Ingleses do que para os Americanos.

À parte dos interesses tablóides, há um filme jeitosinho que retrata uma cidade de Bóston proletária e indigente. O argumento é baseado num romance de Dennis Lehane, que originou também o elenco de Mystic River, um artesão no esburacar da moralidade burguesa. Há muito neste filme para debater, dúvidas sobre a intenção da história e do realizador. Envio um e-mail ao Affleck a exigir explicações.

Este filme tem um tema: a fragilidade das crianças, ou a ansiedade dos adultos face às crianças. Se não são vítimas dos pais, os pequenos são vítimas dos estranhos pedófilos ou assassinos, senão são vítimas daqueles que as defendem, dos padres, polícias, e media. Foram-se os tempos em que o imaginário adulto elevava a criança a guardiã de beatitude e criatividade. Agora a criança é um frágil tesouro para ser escondido do mundo.

O presente não é mais perigoso que o passado, não se morre mais, não se sofre mais, pelo menos não no ocidente onde se encena este pavor. Parece-me que as crianças não são o verdadeiro objecto de ansiedade, mas as crianças como signo do futuro. O verdadeiro receio é que amanhã seja igual ou pior do que hoje. O capitalismo perdeu-se da utopia. Poucos acreditam na possibilidade de ascensão social, mais riqueza e mais lazer. A única estratégia é ir sobrevivendo, encolhido, fechado sobre si, sufocando os putos.

Comments:
tired of comments like "I've lost my way. " or buy antibiotics online. Then write to me at icq 75949683256...
 
Would you like to go out tonight?
---------------------------------------------------------
Signature:buy levitra professional online vvk
 
It`s out of the question.
---------------------------------------------------------
Signature:lipitor 10mg dllhm
lexapro online gfuov
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt