25 outubro 2007

 

Enganados!


Prometeram-nos centenas de milhar de empregos, nunca o desemprego foi tão alto. Prometeram-nos referendo, dão-nos tratado. Enganados por enganados, mais valia beijar macacos...



(vídeo retirado do jumento)

Comments:
É comum dizer-se que o desemprego é um dos maiores flagelos das sociedades modernas. Este é um dos poucos pontos em que as ideologias concordam: a esquerda radical vê no desemprego a prova do falhanço do capitalismo; a direita fascista exige autoridade e poder, prometendo emprego para todos em troca; e a social-democracia criou o Estado-providência em grande parte para zelar pelo bem-estar dos desempregados. No entanto, o que faz do desemprego um flagelo é a sua duração. O drama em causa é o das pessoas que estão mais de um ano sem encontrar trabalho, passando por dificuldades financeiras graves e por exclusão social. Não é preocupante, mas antes normal e benéfico, que as pessoas passem por episódios breves de desemprego enquanto fazem a transição da escola para o mercado de trabalho, ou quando saltam de um emprego para outro. Para avaliar a situação presente, o mais importante é perceber por quanto tempo é que o desemprego se vai manter alto.A conclusão de vários estudos é que o desemprego tende a subir rapidamente mas a descer lentamente. Esta tendência é mais forte nos países europeus, como é ilustrado pelos exemplos marcantes da Alemanha ou da Espanha que ainda hoje não voltaram aos níveis de desemprego do final dos anos 80.
 
Tens noção de que uma grande parte do desemprego em Portugal é de mais de um ano e que muitos desistem de procurar emprego(passam a inactivos, não contando para os números)?

Tens noção que Portugal dificilmente terá o dinamismo de qualquer dos países que falas?
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt