13 outubro 2007

 

Dias comuns


“Salah Sultan não precisa de muito tempo para contar o que tem em inventário. Há seis latas de sardinhas, quatro garrafas de óleo vegetal, um pacote de guardanapos, nove caixas de wafers e uma lata grande de leite em pó. Grãos e sementes foram retirados do pacote original e subdivididos em porções mais baratas. Por cima da porta há um espaço vazio onde já esteve a televisão e ao nível da cintura está o Corão e o livro de contas”. Beit Lahiya, Gaza, 12 de Outubro de 2007.

“Tudo o que ficou do meu quarto foram as quatro paredes”, disse Maysa al-Sharaf, 23, que encontrou pilhas de destroços em cada divisão da sua casa. “Tinha esperança de encontrar alguma coisa – pelo menos o meu par de calças pretas favorito. Mas não havia nada”. Ficou tão deprimida que voltou à sua residência temporária noutro campo. O seu telemóvel estava cheio de imagens da destruição que ela captou, apesar da proibição do exército. “Esta é a sala da minha amiga”, disse mostrando a fotografia de mobílias e paredes partidas, viradas do avesso, e furadas por balas. “Ela ainda não a viu”. Campo de refugiados palestinianos de Nahr al Bared, Líbano, 10 de Outubro de 2007.

“Quando a escola começou este mês, as crianças de al-Akkaba no norte da Cisjordânia não tinham só as preocupações usuais do início do ano escolar. Sofriam a ansiedade acrescida de que a qualquer altura a sua escola podia ser demolida. O exército israelita diz que al-Akkaba está numa “zona militarizada” e foi construída sem permissão. Vêem portanto a vila como ilegal e já enviaram dezenas de ordens de demolição. O exército ordenou a demolição do jardim-escola – construído com a ajuda dos Britânicos, Noruegueses e Norte-Americanos – antes do início do semestre. Um dos professores da escola, Othaman al-Ghoury, disse que essa ordem, apesar de extremamente preocupante, não é nenhuma surpresa. “Todos os edifícios da vila sofrem da mesma ameaça. Já se espera que sejam demolidos. A escola, o jardim-de-infância, a mesquita, a clínica e todas as casas.” al-Akkaba, Cisjordânia, 18 de Setembro de 2007.

Comments:
Tentam demolir um povo e forçar o êxodo...
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt