22 outubro 2007

 

Ausente catharsis


A meses dos Óscares os estúdios de Hollywood produzem os candidatos para 2008. A avaliar por In the Valley of Elah e Rendition escolheram a guerra no Iraque como o tema do ano. São filmes de detalhe a exibir as artes dramáticas do elenco, para agradar a críticos e render pouco nas bilheteiras. O que é que estes filmes nos dizem sobre a imaginação imperial?

Os filmes são sobre Americanos. Com reflectido provincianismo as vítimas do imperialismo são os soldados mutilados pelo medo e os espectros da sua responsabilidade (Elah) ou os cidadãos reféns da paranóia securitária (Rendition). O Oriente do conflito permanece alienígena com protagonistas não identificados. A guerra foi internalisada dentro das fronteiras dos EUA.

São histórias de homens. As mulheres estão presentes e potentes mas além ou aquém do conflito. Elas choram as mortes dos filhos e os desaparecimentos dos maridos, e movem a acção dramática, investigando, pressionando, conspirando, ainda que derradeiramente ineficazes para mudar o essencial. A guerra parece-lhes imune. A excepção é Meryl Streep que toma o papel de vilã, uma directora da CIA, a lembrar na pose empinada Hillary Clinton. No contraste, os homens estão absolutamente perdidos na engrenagem do conflito.

O sentimento que perpassa os filmes é desespero. O desenlace de ambos é inconclusivo. A guerra, a injustiça, os atropelos à liberdade escapam incólumes da narrativa. A ficção está aberta quando as luzes da sala acendem, como que a querer fundir-se ao real.

Foi esquecido o Hollywood de Reagan e Rambo, do militarismo heróico e puro. É uma cinematografia da incerteza e da dúvida.



   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt