25 outubro 2007

 

Argumento de autoridade


As doenças profissionais mais conhecidas são as tendinites e as hérnias, ocasionadas pelo esforço e repetição mecânica. Por preconceito outras doenças profissionais não recebem a atenção devida, por exemplo as que afligem os historiadores. A exposição prolongada à matéria passada e à historiografia em geral conduz a uma distinta percepção do passado e do presente (para além dos cortes de papel).

Há duas ordens de historiadores: os da continuidade e os da descontinuidade. Os primeiros esgravatam o acervo em busca das ligações, por muito ténues que sejam, que fazem do presente a projecção do passado. Os segundos separam o arquivo em partes, em incomensurabilidades, eventos, gentes e ideias que nascem e morrem. Para estes o presente é inventado contra o passado e sem o seu peso. Se não foi ainda óbvio declaro-me: sou do segundo género.

Quero manter o presente separado do passado, não os confundir. Quantos crimes nacionalistas foram justificados com as fantasias de um passado heróico? Quantos debates políticos degeneraram num jiu jitsu verbal sobre o cânon revolucionário? E entre economistas progressistas e ultra-liberais quantos argumentários se munem de referências aos Gigantes (A. Smith, J. S. Mill, F. Hayek, L. von Mises)?

Para um historiador com tendinite mental, estes passados não existem, são presentes mascarados. Argumentos do presente são investidos com referências superficiais ao passado. Não descobrimos nada sobre o que foi, como podia ter sido, ou como acabou sendo. O passado fica mais distante quando mais próximo o reclamamos.

Comments:
Andre Gunder Frank propunha o que talvez seja uma terceira ordem de historiador:
Uma que olha para um evento não apenas agarrado ao que estava antes e ao que veio depois, mas também agarrado ao que aconteceu ao seu lado.
Pelo menos foi mais ou menos isto que eu percebi...
 
Fernando Pessoa e a economia

http://dn.sapo.pt/2007/10/26/dnbolsa/fernando_pessoa_o_homem_percebia_eco.html
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt