10 setembro 2007
Generalíssimo Petraeus
Para coincidir com o 11 de Setembro, o general da guerra fala hoje sobre os progressos de uma ocupação que nada teve a ver com os atentados com que a justificaram.
O grupo MoveOn.org desmascarou o cinismo do general Petraeus, já conhecido como general Betray Us. Num anúncio gigante no New York Times de hoje, percebemos como se consegue reclamar sucesso numa guerra perdida. É o habitual truque dos números, que num acto de ilusionismo contradizem as evidências (o mesmo truque que faz diminuir o desemprego sem aumentar o emprego).
Os relatórios oficiais conseguem ver a violência no Iraque a diminuir, porque na bizarra fórmula que utilizam, as mortes em carros bomba não contam! Assassinatos só ocorrem se o tiro for atrás da cabeça. Tiros de frente são invisíveis ao relatório. Ou seja, os primeiros são cobarde terrorismo, mas os segundos são banal criminalidade. Vários estudos independentes mostram que o número de mortes civis iraquianos e de soldados americanos nunca foi tão elevado como nos últimos três meses. Se em Bagdad a violência baixou com a chegada de mais de 20 mil homens armados até aos dentes, nas outras regiões do Iraque o número de ataques duplicou.
O General, que no início de Agosto disse que as tropas americanas terão que ficar no Iraque no mínimo por mais 10 anos, é uma fonte totalmente desacreditada. 60% dos americanos acha que Petraeus não vai ser honesto sobre a situação no Iraque. Só os representantes republicanos e democratas continuam a alimentar essa ilusão.
|
|
|
|