15 setembro 2007

 

Exagero e mitologia


Foi Mark Twain que disse: "The reports of my death are greatly exaggerated", após ler da publicação do seu obituário num jornal.

Comparável em teor acidental e voluntarista são as sugestões que os intelectuais e as ideias guiam o mundo. A propósito do livro (ao que parece muito antecipado) de Naomi Klein, os Ladrões e o Arrastão acham a tese credível. Porque evoca a dramaturgia dos intelectuais visionários, alguns mártires da verdade oculta, outros vilões traidores do mundo pela sua arrogância, eu estou céptico.

O monástico intelectual que dá aulas a um punhado e escreve livros para poucos mais, diz-se que influencia partidos, media e comunidades nas suas mais profundas convicções. Que magia liga o intelectual ao mais intimo da distante multidão?

(...mais influente foi o Alan Greenspan que tem livro à venda na segunda-feira, e que não poupa criticas ao Bush...)

Comments:
Acho que desde os anos 70 sao os intelectuais da extrema-direita que mandam no mundo, influenciando os oligarcas, que depois transmitem as ordens aos políticos. A guerra do Iraque foi vendida ao mundo pelo complexo industrial militar e pelos intelectuais neo-conservadores (Fukuyama & Cia.).
 
O mundo não comprou essa guerra. A maioria das pessoas estava contra a guerra. Essa guerra foi-nos imposta...
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt