12 agosto 2007

 

Torre Bela


"Torre Bela" é um documentário sobre a ocupação em 1975 da maior terra privada murada de Portugal. Os luxos do duque contrastavam com a miséria e desemprego dos locais.

É um relato dos tempos em que as pessoas tinham a capacidade e a coragem de ir tentando resolver os seus problemas. A solidariedade veio dos mais diversos lados, dos militares progressistas aos artistas (Zeca Afonso, Francisco Fanhais, Vitorino passaram por lá).

A ver no cinema King (Lisboa).

(Deixo-vos duas cenas postas na internet por um parvalhões...)




Comments:
Porqu� parvalh�es? N�o entendi.
 
Pode ser que me engane, mas pareceram-me que eram uns fasssscistas...
 
Estou completamente perdido.
 
de abril,
se procurares os vídeos no youtube (http://www.youtube.com/watch?v=CbxGF7ZhHDM&mode=related&search=
e http://www.youtube.com/watch?v=BjRIO7TylLw&mode=related&search=) podes ler os comentários de quem os colocou online e de outros que lá andam. são bastante elucidativos.

(samir, eu tive que andar a clicar várias vezes no vídeo como está no bitoque para chegar aos filmes mo youtube).

mas o melhor mesmo é ver o filme (no King até 4.ª feira), que os vídeos estão sem contexto, apesar de darem uma ideia do que se passava na Torre Bela.
 
O documentário original tem 7 horas de duração, a versão que está na tela é bem mais reduzida, mas mesmo assim tem mais 20 minutos do que a que foi editada pelo público.
Vale mesmo a pena ver.
 
Obrigado.
 
garanto-vos que estas cenas são parte de um documentário chamado "Setúbal, cité rouge", filmado no distrito de setúbal, entre sines e barreiro, por um francês fascinado com a revolução portuguesa. Esse documentário nunca passou na tv portuguesa e houve dele um visionamento público no ano de 2001 (se não estou em erro) na casa ocupada de setúbal - quando era uma casa ocupada antes de ser uma moradia ocupada.
 
Algumas das cenas do Torrebela foram recuperadas por vários documentários ao longo do tempo, mas não deixam de ser orginárias do Torrebela.
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt