17 agosto 2007

 

Ruínas de Lisboa


O raro momento em que considero a história de Portugal é quando faço de guia turístico a um amigo estrangeiro. Então imito entusiasmo e solenidade pelo passado nacional. pelas meias glórias romanescas dos “descobrimentos” e do “império” desembocando no país adiado da modernidade. Até já tenho reportório de histórias miniatura com apartes e pausas para envolver a audiência. E concluída a performance fica-me uma réstea de pensamento. Dou por mim interessado por história nacional.

O que me interessa é a mestiçagem. Na geopolítica e na geoeconomia a fusão e a adaptação cultural são os estados ideias. Pouco importa a paternidade das ideias, interessa sim quem as reproduz, altera, potencia e com elas lucra. Portugal já foi mestiço?

O Portugal cinquentista devia ser um país aberto. A sua abertura de feira com os produtos exóticos do além mar a chocar com os costumes. Mas a certa suspeita é que não seria mestiço, porque a Igreja Católica e o Eurocentrismo não o podia permitir. Fechado ou aberto na Primeira República, o Portugal fascista explicitamente quis-se fechar. Contra as convulsões internas e externas um país que se curvou em posição fetal, mas com a garra extendida a domínios africanos que queria fazer iguais a Lisboa.

Quando passeio por Lisboa com um amigo às costas, mas com gosto, só vejo esse Portugal fascista. Um país obcecado pela geneologia de si mesmo, a procurar-se. Um país de mar aberto virado ao avesso. Ao próximo amigo que visite não lhe falo de história mas de historiografia.

Comments:
Existe um bom livro para leres como preparação para a próxima época como guia turistico. É o livro de Dejanirah Couto, “História de Lisboa”. Já gora se fizeres uma pesquisa pelo arquivo digital da Câmara Municipal de Lisboa, ainda descobres coisas mais interessantes. A intervenção feita na década de trinta no Castelo de São Jorge criou algo completamente diferente daquilo que lá existia, do tempo dos mouros só as pedras e não todas. Mas era necessário glorificar o passado. Se encontrar a fotos aqui no meu pc envio-as.
 
São simpáticas as sugestões, agradecido...
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt