05 agosto 2007

 

O meu TOP5 de Conspirações


„Conspiracy Theory“ é o nome quase-técnico dado às mil-e-uma teorias desenvolvidas por computer geeks, curisosos, ou simplesmente vítimas de overdoses de açúcar contido em refrigerantes que decidem colocar pontos de interrogação em alguns dos mais significantes eventos da Humanidade. Terá sido o Governo, o lobby …, aliens? Aqui fica o meu top5. A ordem é naturalmente pessoal, e compreendo que talvez hajam teorias bem mais interessantes que deixei de fora.

Número 5 – „Paul is dead“



Começamos num tom ligeiro, no mundo musical. De entre muitas teorias de conspiração vivas no mundo da música (Elvis, Liberace,…), esta é talvez a mais importante (e talvez até mesmo a mais descabida de todas). Com base em registos fotográficos e em gravações dos próprios Beatles, surgiu a dúvida sobre se Paul McCartney teria morrido num acidente de automóvel a 9 de Novembro de 1966, e posteriormente substituído por um sósia. Apesar de muitas vezes surgir como uma piada, o rumor ganhou tais dimensões que viria a ser gozado por Lennon no álbum Imagine, nas letras de „How do You Sleep“: "Those freaks was right when they said you was dead.".

Número 4 – Assassinato de JFK



O assassinato De John F. Kennedy a 22 de Novembro de 1963 é terreno fértil para um número invulgar de teorias. A falha dos serviços de segurança, as diferentes versões sobre o número e a direcção dos tiros, bem como as motivações por trás do acto levaram ao surgimento de uma dúzia de teorias. Os possíveis responsáveis contam nas suas fileiras com a CIA, Máfia, FBI, participantes na operação „Bay of Pigs“, o exército em geral e mesmo a Reserva Federal.

O número de anos que levaram a condenar o possível culpado, bem como as muitas contradições nas provas levam a que esta talvez seja a mais sólida de todas as teorias. Mas eu nunca fui um grande fã dos Kennedys…

Número 3 – 9/11



Quem atacou as Torres e o Pentágono? Terroristas ou o próprio Governo Americano? É talvez uma das mais recentes Teorias a ver a luz do dia. Um jovem de 21 anos concebeu com a ajuda de alguns amigos um vídeo em que desfila um rol de provas apontando o dedo ao Governo dos EUA. Desde peças desaparecidas a padrões de vôos suspeitos, passageiros extraviados e acções da Bolsa, por mais de uma hora „Loose Change“ aponta o dedo à mais perigosa conspiração de sempre.

O filme chega a ser um testemunho dos novos tempos, um jovem com uma ligação à Internet e alguns registos de Televisão consegue reunir provas suficientes para colocar meio mundo a pensar duas vezes sobre o que terá acontecido a 11 de Setembro. Provas em contrário e a favor florescem na Internet. Demasiado „geeky“ para o meu gosto, por isso lugar 3.

Número 2 – Saddam/Al Qaeda



Se ainda alguém se recorda da razão pelo qual se invadiu o Iraque, também se há-de lembrar dos rumores sobre a ligação do regime iraquiano aos atentados de 11 de Setembro. Um homem que esteve no Iraque, de passagem pela Alemanha que teve contacto com um dos terroristas do 9/11, ou os resíduos nucleares que estavam a caminho do Iraque vindos de África (perdão, já teriam sido comprados), os camiões biológicos ao serviço da Al Qaeda,… a confusão que inundou quase todos os meios de comunicação e a Internet a seguir aos atentados foram suficientes para levar a cabo a invasão. Anos passados, nenhuma „smoking gun“ foi vista, mas 70 por cento dos americanos continuam a pensar que Saddam esteve envolvido directamente nos eventos de 11 de Setembro.

Desta vez, não temos que agradecer a nenhum geek escondido numa cave, BBC, FoxNews, e uma grande fatia dos media fizeram o papel de conspiradores. Lugar 2 para um dos maiores barretes que alguma vez nos enfiaram.

Número 1 – Apollo Moon Landing



O passeio lunar a 20 de Julho de 1969 é um dos maiores ex-libris da conquista do espaço, e foi uma das maiores demonstrações de força do lado americano na corrida espacial. Porém, todo o programa Apollo é ainda hoje posto em causa, sendo por muitos visto como uma encenação num estúdio de Hollywood. Os EUA não teriam capacidade na altura para levar a cabo tal proeza, e para se antecipar aos russos teriam encenado todo o projecto. Provas? Desde o estranho comportamento dos astronautas, à qualidade das imagens, focos de luz fora de sítio, pegadas estranhas, rapidez de comunicação, quase tudo é colocado em causa, como um filme B de sábado à noite. Outro ponto que é normalmente levantado é a simples interrogação: „se já o fizeram uma vez, porque é que não voltam a repetir“? As provas científicas em apoio da missão são no entanto igualmente respeitáveis.

Este é o meu número 1 por ser a Teoria que mais me tem suscitado dúvidas. Experimentem falar com um russo sobre o assunto. Para além disso, pelo seu símbolo icónico de avô das Conspirações, acho que não merecia outro lugar.

Comments:
Confesso que gostei, Patrice. Já as conhecia a todas, mas vê-las, assim dispostas, em ordem cronólogica e com requintes de malvadez, eheheh.

Bem, o que é certo é que algumas delas encaixam na perfeição num velho adágio meu, já que acima de tudo representam: A small step for a geek and a giant leap for human stupidity.

Bom domingo.
 
o que é certo é que o filme original da aterragem na Lua desapareceu um dia destes já não me lembro de onde! veio na imprensa.

Quanto ao assassinato de Kennedy o culpado da conspiração está mais do que com o rabo de fora - um dos principais mandantes do crime foi George Herbert Walker Bush (uma das maiores petro-familias do Texas), uma notável coincidência atendendo que Kennedy foi executado em Dallas sob a supervisão desse designado alto quadro da CIA, vice-presidente de Nixon e futuro presidente - aliás tem-se notado a subida do clã na vida? ou não?
a coisa vem explicada aqui neste filme, que vale a pena ver
 
Eu tenho sempre algumas duvidas quando vem um filme a explicar tudo.

Acho que nao e' para cair em relativismos, mas acho que tambe'm e' caso para dizer que teorias ainda ha' muitas...
 
Um filme é uma colagem de documentos.É mais prático para fazer a sisntes. De outro modo as pessoas nem vão à procura de variadissimos dados dispersos.
Também há em livro: "El Complot" editado em Cuba por um ex-alto funcionário dos serviços de segurança que viveu os acontecimentos na época.
 
errata: queria escrever, "sintese"
 
As teorias da conspiração são óptimas porque tentam dar alguma racionalidade ao caos
 
boa selecção...dos melhores top 5...mas nada melhor que um top 20 pois há tanta aldrabice por esclarecer...
 
Em relação ao 11 de Setembro, que foi a conspiração com que perdi mais tempo, penso que os trabalhos de Steven Jones e do documentário 911 mysteries são conclusivos: Ou os terroristas da Al Qaeda montaram um sistema de demolição no edifício número 7, ou então está em falta um capítulo nesta saga.
Entre as leis da física e a versão oficial, eu escolho as leis da física.
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt