24 agosto 2007
Golpe de Estado nos EUA
Por enquanto as ruas estão tranquilas. Os jornais e as televisões ainda não deram a notícia. Não foram decretadas lei marcial ou recolher obrigatório, os cidadãos seguem na azáfama habitual, muitos estão ausentes em férias.
A tomada do poder foi progressiva e firmada entre o partido Republicano e Democrata. Opondo-se à Presidência Bush os Democratas tiveram pudor do debate ideológico, e remeteram as suas críticas aos falhanços militares e estratégicos do Presidente. Os Republicanos ainda tentaram mascarar Bush de homem hábil e musculado, mas falharam. Portanto foi de comum acordo que o melhor seria um General, um homem da guerra, para decidir quantas tropas enviar para o Iraque, quando, como, e esquecer porquês. O novo decisor dos EUA é o General David Petraeus, o génio (tem doutoramento!) que editou o recente manual da contra-insurgência.
(Cujo receituário descobre-se que não funciona – Mosul aparentemente pacificada pelo General é de novo foco da insurgência.)
Bush é um Presidente-fantoche à espera que o General esclareça em relatório a evolução da guerra e delineie o caminho. Bush garante que o ditado pelo General será seguido. Os Democratas são também fantoches porque na sua meritocracia militarona ficam pendurados ao argumento que o General é o melhor informado. E foi assim que acordámos numa ditadura militar.
P.S. E quase me esquecia do milho. Para democratizar o Iraque, o então Governador Brenner carimbou leis que impedem a recuperação de sementes, assim garantiu contractos desesperados com a agro-indústria Americana. As sementes sempre foram propriedade privada. Agora são propriedade intelectual, por lei e genética, as sementes são arrendadas à agro-indústria. Oferecer sementes, reproduzi-las, é crime de pirataria. É preciso indemnizar os Americanos quando se dá de comer ao mundo.
Comments:
<< Home
O colectivo do Palácio, que sou eu, decidiu por maioria (a esquizofernia é uma coisa lixada) ecolher O BITOQUE, para blogue da semana. Obrigado pela vossa existência.
Bruno Simão
Enviar um comentário
Bruno Simão
<< Home
|
|
|
|