30 agosto 2007

 

Da cela intelectual


Com a coreografia de um vício, esvazio chávenas de café. Duas ou três vezes ao dia, visito o quiosque colado à biblioteca e reanimo-me com química legal. Escrever e ler, ler e escrever exige pausas, e quando o corpo adopta a forma dolente da cadeira ou do sofá é aconselhável que a distracção seja da variante excitante. As viagens são curtas entre as estantes da biblioteca ou os arquivos da academia e o exercício com o peso de uns poucos livros ou resmas de papel não aquece os membros. A cafeína não sendo aeróbica, dá-me a ilusão de um corpo em movimento, um vibrar grave e engolido.

Quem serve o reanimante café é um jovem latino-americano. Soube hoje que trabalha 11 horas por jornada, começando às 6 da manhã, 6 dias por semana. Queixa-se que à noite não adormece facilmente, e por isso tem sono dia adentro. Mesmo entre o sono sorri. Prevê que o meu pedido é um denso expresso, e na ausência de testemunhas passa-me doses duplas, triplas, hoje quádrupla, ou desconta uns pennies à transacção. Não bebe café. Disse-me em inglês competente, quebrado pela interpelação "amigo", que pingou os lábios num expresso e que o deixou tonto e de peito apertado.

O intelectual adormecido é diferente do trabalhador adormecido. O sono no corpo intelectual é o que pede actividade. O sono no corpo trabalhador é o que pede descanso. A divisão social do trabalho é metabólica.

Comments:
Belo postal.
A perspectiva dos sonos está muito bem vista.
:)
 
fazendo uma comparação semelhante com as senhoras da limpeza do meu local de trabalho (trabalham para uma empresa de limpezas): trabalham mais de oito horas por dia e também aos sábados de manhã, e nem sequer recebem o ordenado mínimo.

isto é no mínimo ilegal. não só limpam o que os outros sujam como ainda são extremamente e desumanamente mal pagas para o fazer.

o que lhes vale aqui neste edifício é que a pessoa que orienta o trabalho delas conhece a situação e recusa-se a fiscalizar a qualidade do trabalho. se não está impecável, também não é ela que vai chateá-las por isso.

infelizmente, a solidariedade das pequenas coisas não faz com que lhes paguem um ordenado minimamente justo.
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt