07 julho 2007

 

Os democratas


Os lacaios empurram-se para justificar não haver referendo sobre um eventual tratado europeu. Agora é Freitas do Amaral que fala em perversões eleitorais ao DN. Ó Sr. Dr., olhe que a mim sempre me avisaram dos malefícios de quem muito se agacha. Sobe-lhe o sangue à cabeça, é claro, e não lhe há-de fazer bem à sua debilitada coluna (que já lhe valeu uma saída do governo).

Mas talvez as melhores declarações tenham pertencido a Sérgio Sousa Pinto (agora no Parlamento Europeu) também ao DN:

O referendo só é um instrumento legítimo e adequado para as questões menores”.

A realização de uma consulta popular tem de ser posta em linha com outros valores. Neste caso, o valor da importância da viabilização de um novo tratado europeu. Dou um exemplo concreto: num cenário em que todos os países se comprometessem a sacrificar o referendo à urgência da entrada em vigor de um novo tratado, então deveria ser evidente que Portugal deveria entrar nesse compromisso. Além do mais, um referendo é incompatível com a discussão de questões complexas. Os debates nos referendos rapidamente se tornam demagógicos. É também para essas questões complexas que existem os parlamentos.”

Resumindo, usamos os referendos quando vamos ganhar (ou para despachar batatas quentes). Alternativamente, usamos os parlamentos.

Uma vez mais o PS prepara-se para quebrar uma promessa feita antes de ter sido eleito governo. Provavelmente foi apenas mais uma eleição que se tornou demagógica…

(Declarações de Sérgio Sousa Pinto via zero de conduta)



   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt