03 julho 2007

 

O melhor sistema


Esporadicamente, com medo de perturbar a pasmaceira, os ideólogos admitem umas verdades. Por exemplo, e contra a retórica do Washington Consensus dos últimos 30 anos, admitem que as ditaduras são melhores no fomento do crescimento económico que as democracias.



Estes são os mesmos, American Entreprise Institute, que granjeiam fama pela apologia das privatizações e liberalizações como guarda avançada para a implantação de democracias – paradigma, o Iraque.

Como contra os factos nunca faltam argumentos, logo uma nova doutrina se desenha... Primeiro interpreta-se que: “Não ser livre pode ser uma vantagem económica. As ditaduras não estão presas pelas preferências dos eleitores por exemplo, exigindo um Estado de Providencia.” E conclui-se logo ali que as democracias devem imitar as políticas de mercado das ditaduras, competindo pela preservação da sua liberdade.

A acrobática revela retórica vacuidade. Não há factos que não se possam empacotar numa defesa da corrida competitiva. E ao mesmo tempo que se defende em voz alta a democracia, há um zum zum de namoro à ditadura.

Comments:
Vale a pena ler, se não o fizeram já:
"Whos afraid of democracy", um artigo de Christopher hayes. Para encontrar basta usar o google com o titulo do artigo.
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt