18 julho 2007

 

Nuvens heróicas


O poder é uma expressão da rede. Chegamos a esta conclusão levados pelo doce encanto da internet. Esta semana vi-me inscrito no facebook, após ter estado no orkut e no hi5 sem grande entusiasmo. Já se sabia que a informação viajava em rede, mas agora descobrimos que a par de sermos elementos da rede somos por esta definidos. Facebook é uma sociedade virtual onde a distância entre amigos é refeita, a nossa indentidade é descrita pelas comunidades a que nos associamos, e pelos testemunhos dos membros da nossa rede. Eu sou agora um nódulo (fraquinho, com poucos amigos).

Para que estes mapas de rede representem poder exige-se uma definição muito estreita de poder. Pede-se que vectores e relações tenham igual peso (que cada amizade seja comparavelmente idêntica), que cada vector seja recíproco (que A amigo de B, seja também B amigo de A). O poder destas redes é comunicacional, quem tem mais vias de contacto mais comunica. A mafia é uma rede. Um partido é uma rede. Mas estes ultimos são redes que não se representam nestes mapas.

Vamos a um exemplo. A companhia de cartunes Marvel decidiu mapear a sua enciclopédia de super-heróis. Cada super-herói é ligado a eventos e a outros heróis ou vilãos. As nuvens do Homem Aranha e do Hulk seguem em imagem.





Este exemplo demonstra os limites desta representação em rede. A rede do Homem Aranha é bem mais densa que a do Hulk, mais poder? Jamais! Ninguém duvida que o Hulk fazia o Aranha em papa.

Comments:
Depende...

... estamos a falar do Hulk cinza ou do verde? E o Homem-Aranha, quando ele tinha poderes cósmicos?
 
interessante que tenham feito isso. embora, como tu apontaste, seja de questionar os critérios para definição das redes.

esta é aliás uma área de investigação ainda com pouca expressão mas de aplicação bastante importante, por exemplo no domínio das relações institucionais, sociais, etc.

Acho que até agora o único jornal dedicado ao tema é o Journal of Social Structure (http://www.cmu.edu/joss/).

Knock yourself out!
 
o uso de redes e' bem mais generalizado do que isso. Mesmo em qui'mica usamos redes, e acredita, eu nao confiava na amizade de um iao de pota'ssio...
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt