09 julho 2007

 

O inferno dos jornalistas...


"Mais de 60 por cento das notícias sobre política dos quatro maiores diários portugueses são induzidas por fontes profissionais, revela um estudo recentemente apresentado na Universidade do Porto por Vasco Ribeiro, com base nas secções de política do Diário de Notícias, Jornal de Notícias, Correio da Manhã e Público em semanas interpoladas de quatro anos: 1990, 1995, 2000 e 2005. O estudo indica que apenas 28 por cento das notícias das secções de política são resultado de iniciativa dos jornalistas, enquanto nas 11 por cento restantes não foi possível identificar quem motivou a cobertura noticiosa. “Os cidadãos anónimos surgem na imprensa tão-só para ornamentar e ritmar as notícias”.

Outro dado resultante do estudo é a “incapacidade do consumidor das notícias de
detectar a intervenção dos técnicos de comunicação e relações públicas na construção
das mesmas”, porque “só em 1,3 por cento do total das notícias analisadas foram
identificadas fontes profissionais de informação”. “É fácil imaginar, a partir do que conhecemos do funcionamento das redacções e dos dados obtidos nesta investigação, que, quando prepara a agenda para o dia seguinte, o editor rodeia-se de uma imensa pilha de notas de imprensa, comunicados, convites e dossiês que chegam, sofisticadamente, aos jornais”, refere Vasco Ribeiro."

(Lusa via Política Operária)

Assim, não é de admirar que muitos vão parar ao Inferno:


Comments:
Muito bom.

É um problema complicado, este da comunicação em política, a actuação dos jornalistas, etc.... Tnho visto coisas que nunca imaginei que existiam.

Saboteur
www.spectrum.weblog.com.pt
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt