18 julho 2007

 

HOJE: concentração bolseiros 17h30 junto ao MCTES


Aqui fica o apelo lançado hoje pela ABIC - Associação dos Bolseiros de Investigação Científica para a participação numa concentração em frente ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

«Caro colega
Apelo a tua participação na concentração de bolseiros, hoje, às 17h30, junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), em Lisboa. Iremos entregar a nossa Proposta de Alteração do Estatuto dos Bolseiros, as milhares de assinaturas no nosso abaixo-assinado (mais de 3200), e demonstrar a nossa contribuição para a produção científica nacional.

A comunicação social regional e nacional tem dado uma atenção sem precedentes a esta iniciativa [ver aqui e aqui, por exemplo], fruto do trabalho contínuo da ABIC e bolseiros em chamar a atenção para os seus problemas. Confirma também a importância social dos bolseiros no sistema científico e tecnológico nacional e para o país. É preciso termos uma presença significativa de bolseiros presente na concentração. Vêm colegas de Aveiro, Braga, Coimbra e Porto. Mas faço um apelo especial aos colegas da área de Lisboa, para virem até ao MTCES para tornarmos este evento um marco no nosso trabalho de valorização e dignificação da actividade dos jovens investigadores e técnicos.

O MCTES fica localizado perto do Jardim Zoológico. Virado de frente para o Zoo, a Estrada das Laranjeiras é a estrada do lado direito. O MCTES fica algums metros do lado esquerdo.

Acessos: Estação do Metropolitano do Jardim Zoológico; Autocarros 16, 31, 46, 54, 58, 63, 68, 202, 205; Estação CP Sete Rios.

Aproveito para vos informar que teve lugar na passada sexta feira um reunião ente Painel Consultivo e o Prof. João Sentieiro (Presidente da FCT) e o secretário de estado do MCTES, Manuel Heitor. (O Painel consultivo é constituido por 2 docentes universitários e um bolseiro.) O tema da revisão do estatuto foi um dos temas abordado (iremos colocar brevemente um resumo no fórum), mas não foram revelados detalhes sobre os resultados do estudo da tutela sobre a revisão. É de assinalar que fomos convocados de véspera para a reunião, i.e., o formato desta reunião mais alargada foi claramente em antecipação da concentração de hoje. Porém este tipo de encontros não substituem um diálogo directo que deve existir entre a tutela e os bolseiros. Devemos insistir em sermos recebidos pela tutela para apresentar a nossa proposta e sabermos quais as linhas orientadoras do processo de revisão da tutela.

Até logo à tarde!
----------------------
Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC)»

Comments:
saúdo calorosa e solidariamente todos os bolseiros, particularmente aqueles que hoje mostraram a disponibilidade para a luta na grande concentração convocada pela associação de bolseiros de investigação científica - tive oportunidade de passar por lá para entregar uns abraços!

aproveito para noticiar: deu entrada na Assembleia da República e poucas horas antes da concentração, uma Projecto de Lei do PCP que estabelece o Estatuto do Pessoal de investigação científica em formação e que reviga o actual estatuto ao abrigo do qual milhares de trabalhadores científicos são utilizados como mão-de-obra barata e desprovida de direitos sociais!

disponível aqui: http://www3.parlamento.pt/PLC/Iniciativa.aspx?ID_Ini=33553
 
boa! obrigada pela informação.
esteve de facto muita gente na concentração: éramos mais de 130 pessoas.

no entanto, não posso deixar de salientar mais uma vez a presença desproporcionada da polícia... havia uma carrinha com polícia de intervenção em frente ao Jardim Zoológico, e duvido que fosse para domesticar leões!
 
Não estaria lá a polícia para proteger algum cartaz em perigo de ser atacado?
 
por acaso não vi a mona...
mas o que importa é que estavam muitos bolseiros e que correu muito bem.
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt