12 julho 2007

 

Festas - descubra as diferenças


Há a Festa do Avante, que re-encena a festa do L'Humanité. Acrescenta-se agora o Socialismo 2007 do Bloco de Esquerda que re-encena a Marxism 2007 do Socialist Workers Party do Reino Unido.

As festas portuguesas, à semelhança da francesa, são em Setembro, a dos Britânicos foi recentemente em Julho. As festas do PCP e do PCF são uma malha de concerto, festim, exposição, e comício. As festas do BE e do SWP são um congresso de multi-sessões temáticas em módulo académico-partidario.

O que distingue as portuguesas é que seguem - a adaptar o modelo à dimensão e à psique nacional. Assim o Marxism 2007 teve mais que 4000 pessoas a assistir e 10 sessões em paralelo durante 5 dias, mas o Socialimo 2007 prevê 6 sessões paralelas e 3 dias de encontro. É preciso re-dimensionar, mas mantendo a densidade de convicção revolucionária entre o Reino Unido e Portugal, esperamos 1400 pessoas para a festa do BE?

Como eterno pessimista da coisa nacional, porque não estou no programa, e porque tenho prazer em meter o bedelho na vida dos outros, parece-me que 6 sessões e 3 dias é muita fruta. Ficamos demasiado próximos do padrão académico de uma convenção de salas vazias, mas com um programa grosso para insuflar importância. Talvez por isso o simbolo é um balão?

Comments:
a festa do avante tem debates, exposições, palestras, lançamentos de livros, apresentação de obras de arte, a bienal de artes plásticas, cinema, teatro, música ao ar livre, música no interior, lançamento de bandas de garagem, concertos de música clássica, bailado, gastronomia e muito mais. decorre durante os dias 7, 8 e 9 de Setembro de 2007 na Quinta da Atalaia, Amora, Seixal e tem contado nas suas últimas edições com cerca de 300 000 visitantes e com dezenas de milhar de dias de trabalho voluntário antes, durante e depois da própria festa.

incomparavelmente a maior festa de comunistas da Europa dos dias de hoje.
 
Pedras, sabes que a publicidade aqui n'obitoque e' paga!
 
É pá, passo por este blog quase todos os dias, mas nunca comentei. Mas este post não podia passar! :) Quando vi o comentário do Pedras... já não é preciso! Está tudo dito! Não há festa como esta!
Um abraço,
Luísa Mota
 
Muito haveria, ainda, a acrescentar ao que o Pedras disse, em matéria de diferenças entre a Festa do Avante e qualquer outra «festa de comunistas na Europa» e no mundo. Cito, apenas, esta síntese: «A Festa do Avante é o espaço com maior índice de fraternidade por metro quadrado em todo o território nacional».
 
Nós nem sempre estamos do mesmo lado, mas esta prosa está muito bem esgalhada, muito mesmo. Olha, eles que festejem, eles que festejem que eu tenho mais o que fazer (puta de vida académica).


Grande abraço
 
A passagem "porque não estou no programa" e' um bocado suspeita...

... isto tudo so' porque nao te convidaram? ;))))
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt