20 julho 2007

 

Fazer esquecer a Palestina


Notícias na rádio. Ontem, uma repórter da BBC World Service introduzia uma discussão sobre a Palestina. Disse que o Presidente Abbas declarou o Hamas ilegal quando este ocupou Gaza (“Abbas outlawed Hamas when the movement took over the Gaza strip”). Hoje um repórter da National Public Rádio reflectia sobre a decisão da Casa Branca de financiar a Fatah, e introduz que Abbas sacou o controlo da Cisjordânia ao Hamas.

Apelar a enredos conspirativos é supérfluo para descrever como o jornalismo se casa com o poder. Basta fazer notícias do género: “Ele disse …, Ela disse…, Ele respondeu…” Chega exorcizar o espírito crítico e ler do papel oficial. É suficiente subscrever a história revista pelos assessores de imprensa.

Não é a história longa que se pede, é a história curta, a actual. Não esconder que a Fatah durante meses tentou (e conseguiu) assassinar líderes do Hamas, incluindo duas tentativas ao Primeiro-ministro eleito. Convém notar que Abbas demitiu o governo de unidade nacional e com a polícia palestiniana perseguiu o Hamas, e que foi só em resposta que o Hamas tomou controlo total de Gaza. O grande embaraço na Palestina não é que o Hamas esteja encurralado em Gaza mas que a Fatah tenha perdido controlo da região de forma tão rápida e definitiva. O grande escândalo é o desejo expresso de Abbas de realizar eleições sem o partido mais eleito no último plebiscito e seus directos adversários políticos, o Hamas.

O jornalismo está senil? O jornalismo está infantil? O jornalismo está imbecil?



   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt