05 julho 2007

 

Exercício de cidadania


Com motivos distintos bloggers de todas as cores e feitios, nós incluídos, postaram ou lincaram um vídeo que publicita o apoio da UE ao cinema. O curto vídeo ajudou a estrear o novo canal da Comissão Europeia no You Tube. Em 15 dias o vídeo foi visto mais de 2.400.000 vezes (só no You Tube, não contabilizando os embed em blogs) e exaustivamente comentado pelo público e pelos deputados europeus.

É uma ocorrência frequente na vida pública, que o objecto seja desinteressante e mais curiosos sejam os seus empregos. E neste caso, o objecto originou uma cacafonia entre atrapalhadas piadas, pudica indignação e rebarbado contentamento. Não há estrutura para estes rios de comentários, não se separam exactamente no espectro político. O que se nota é um vídeo inócuo, sem mensagem de choque “let’s come together”, a passar de mão em mão.

Este vídeo criou, ou revelou, uma comunidade europeia. Só alguém que se identifica com a União e reconhece a sua cinematografia daria importância a este clip. Instantaneamente estavam todos em debate, a examinar e contestar o significado dado ao clip. É comparável a uma bandeira, em que todos têm a pulsão de a envergar mas cada um lhe confere um significado privado. É este o misticismo do nacionalismo, criar comunidades entre as divisões. Afinal não precisamos de Constituição Europeia, basta o cinema.



   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt