25 junho 2007

 

Videovigilância nas escolas


O ministério da Educação quer instalar videovigilância em todas as escolas do país no próximo ano lectivo. Segundo a Ministra, o sistema pretende “proteger as escolas do exterior”, o mesmo exterior de onde vêm os alunos.
Mais uma vez, este governo apresenta uma medida que não resolve problema algum e que é simplesmente despesista. As câmaras não protegem ninguém e violam a privacidade de todos. Não resolvem os problemas socio-económicos e de comportamento dos alunos de muitas escolas. Não acabam com a indisciplina nas salas de aula. Não fazem com que os alunos respeitem mais os professores. Não impedem que alguns pais ou alunos agridam professores.

Pelo contrário, vêm criar mais entropia nas escolas quando estas precisam de estabilidade. Não criam melhores condições de trabalho para os professores, ao contrário do que é defendido pela ministra. Sinceramente, qual é o trabalhador que sente ter melhores condições de trabalho por ter uma câmara de filmar a espreitar-lhe por cima do ombro?

(O Público online lançou um pseudo-inquérito sobre o tema)

Comments:
Desafio-vos a participar no movimento dos Blogs a favor do referendo do Tratado Europeu. A imagem está em Kaos.
 
E' a distorcao completa da nocao de escola! Um sitio onde se aprende, onde se cresce devia ser por definicao aberto, livre, acolhedor. Sitios com muros, grades e agora com camaras tem outro nome -- chamam-se prisoes!
 
as i said before... im afraid.
não é uma questão de propaganda a um texto meu.

mas consultem a história toda em:

http://imperiobarbaro.blogspot.com/2007/04/chantilly.html

;

http://imperiobarbaro.blogspot.com/2007/04/documento-de-apoio-ao-post-anterior.html

e

http://imperiobarbaro.blogspot.com/2007/06/sobre-as-alteraes-ao-estatuto-do-aluno.html


é daqui que tudo nasce. no ultimo post podem ver os projectos de resolução que lançam as sementes para a deriva autoritária a que te referes.
 
oops - o projecto de resolução que lança a semente - desculpem. o segundo apresenta-se exactamente no sentido contrário.
 
Desde que seja boa publicidade tudo bem!
:)
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt