29 junho 2007

 

Neoliberalismo ou a peste automata


Tem por nome mais comum: “neo-liberalismo”. O termo, que é do agrado dos proponentes, insiste na retórica de um retorno ao liberalismo imperial britânico. O termo oculta as origens sociais desta ideologia contemporânea, que tem uma linhagem muito, muito curta.

Como a recente historiografia tem repetido, esta ideologia é uma parente directa da guerra-fria. Começou bizarramente como protocolos para optimizar o bombardeamento da União Soviética, conjurados nos think-tanks da Forca Aérea Americana. Esta formalização do comportamento humano foi veiculada para a academia pelos economistas matemáticos. E da academia colonizou outras ciências, pelos institutos e fundações conservadores até a cultura e a sociedade.

Esta pestilenta ideologia define a esfera privada como uma arena onde se confrontam incompatíveis desejos individuais. Cada individuo está sozinho e combate contra todos os outros pela sua felicidade. A ordem ocorre quando as forças entre os oponentes se igualam, e a riqueza é totalmente repartida. O gesto final e dramático desta ideologia é anunciar que as emoções, os valores sociais e públicos, na família, no estado, no partido, são todos constelações de mesquinhos e atomizados interesses. Não há colectivo.

Um documentário a três partes de Adam Curtis da BBC traz esta historiografia a público. THE TRAP tece uma narrativa cozendo a invenção paranóica da teoria dos jogos à formalização da psiquiatria e da biologia evolucionista, liga a criação da teoria da public choice com a desmoralização do sector público e a gestão financeira dos serviços, gerando assim os mais grotescos vícios na vida pública e cultural.

O documentário não escapa a um certo histerismo, e é demasiado generoso nalgumas ligações que estabelece entre teoria económica e prática governativa. Contudo tem um mérito extraordinário, é a BBC a tentar arranjar os retalhos desta grande narrativa que ninguém ainda tentou cozer.

O meu principal lamento com documentário é que seja uma narrativa fechada, conclusivamente confortante. Afinal, depois de nos mostrar um mundo alienado, automatizado por sistemas impessoais de gestão financeira, de crescente desigualdade e canibalismo, anuncia-se um alegado contra-movimento em curso pelas mãos dos primeiros culpados – economistas incluído. Depois de tanto nos esclarecer sobre as linhas com que se tece a história, Adam Curtis enrola-se no novelo.

Para já o documentário está online, a ver quanto antes…
Ep.1 - F**k you buddy (em 7 partes, primeira aqui)
Ep.2 - The lonely robot (em 9 partes, primeira aqui)
Ep.3 - We will force you (em 7 partes, primeira aqui)

Comments:
O primeiro já vi. E vale muito a pena!
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt