19 junho 2007

 

Dióxido de Carbono



Facto:
A China ultrapassou os Estados Unidos como o maior emissor de dióxido de carbono em todo o mundo.

Pormenor (não mencionado):
A China tem mais de 4 vezes a população dos Estados Unidos.

Comments:
Quem te msndou estudar proporcionalidade na escola? Não sabes que a Matemática é uma ciência para fazer contas, mas NUNCA mesmo NUNCA para ajudar a pensar?
 
o peru com menos de 18 anos é mais importante que o facto em si.
 
Pedras: nao percebi...
 
Anónimo:
:)
 
De qualquer modo, seria preferível não esperar pela paridade per capita antes de fazer alguma coisa, de um lado e de outro.
 
L.Rodrigues:

Concordo!

E até sugiriria que se promovesse transferencia de tecnologia se nao de graca, pelo menos a precos razoáveis para os países em desenvolvimento pudessem produzir de forma mais eficiente e amiga do ambiente.

O que me irrita é que os mesmos que nao o querem fazer, sao também os que apontam o dedo a China e aos outros países como se fossem eles os culpados.

Para além disso, é o nosso próprio estilo de vida que está em discussao:
i) Até recentemente, os EUA tinham 5% da populacao e 25% das emissoes de dioxido de carbono.
ii) Se todos na terra consumissem como os portugueses (e nao sao os que consumem mais), eram precisas tres Terras para fornecer os recursos.
 
o perumenor é da maior importância...
 
http://www.eurotrib.com/story/2007/6/20/45312/6236

para os interessados está aqui uma boa discussão sobre o assunto.

O autor do post nota que estando o nivel de emissões per capita da china muito aquêm do americano, é já metade do Inglês e 2/3 do francês. A desculpa para não agir começa a perder terreno.
 
entao facilitem a transferencia de tecnologia ou nao sancionem o seu roubo!

Historicamente, a maioria das nacoes evoluiram roubando tecnologia dos paises mais avancados. Agora, está-se a criar uma teia que penalizar quem o faca. Tal dificulta a legítima ambicao de melhorar as condicoes materiais noutras partes do mundo.
 
Mais dois pontos:

- Quando o nosso estilo de vida só é possível por os outros nao o terem (nao há recursos suficientes para a replicacao do estilo de vida ocidental para todos os habitantes da Terra dada a tecnologia existente) deveriamos apontar talvez menos dedos.

- Já os Holandeses sao mais uns desinteressados a fazerem estudos. Por acaso, a área do Ambiente até é uma das suas apostas para ganhar muito dinheiro em consultoria e tecnologia...
 
Um último comentário vai para as emissoes per capita (nao vi os dados mas "confio" no euro tribune).

Primeiro, gostava de ver os dados face aos americanos. Acharia interessante.

Segundo, metade ou um terco sao exactamente isso: ainda falta bastante para o topo e num contexto normal (de roubo de tecnologia) permitiria ter aumentos decrescentes (reduzindo a percentagem de incremento) nas emissoes per capita. Isso antes de se tornar dificultar o roubo de tecnologia.
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt