26 junho 2007

 

Canções de embalar



A. Kollontai vem agora falar do redescoberto guru da esquerda...

"De vez em quando o dr. Mário Soares, agora afastado do poder, resolve dar uma de esquerda e falar sobre questões caras aos trabalhadores e a muita gente progressista. E fá-lo como se fossemos todos tolos e já tivéssemos esquecido o nefando papel que ele e o PS desempenharam em Portugal nos anos que se seguiram ao 25 de Abril de 1974. Como dirigente do PS, no governo e na presidência da república, o dr. Soares prestou inestimáveis serviços aos capitalistas e aos EUA. Que o digam os trabalhadores e a gente de esquerda que sofreram na carne as pesadas consequências das suas políticas. Aliás Soares e o PS ficaram então bem conhecidos por terem “enfiado o socialismo na gaveta”.

Agora, por ocasião da abertura da “Universidade de Verão” promovida pelo PS de Setúbal, Soares denunciou o estado a que o mundo chegou, as desigualdades, os descontentamentos gerados, as confrontações, os conflitos. Afirmou mesmo que os partidos socialistas europeus se deixaram influenciar pelo neo-liberalismo. E anteviu mesmo a possibilidade de inesperadas revoluções. Mas acha que a “consciência socialista” reaparecerá e afirma que “um mundo melhor é possível.

Claro que Soares não diz claramente (nem podia dizer) que os partidos socialistas europeus mais não têm sido do que fiéis gestores do capitalismo e coveiros das conquistas e direitos das classes trabalhadoras. Para quem não seja tolo é por demais evidente que não será com estes “socialistas” que teremos um mundo melhor nem será com um “capitalismo bonzinho” que lá chegaremos.

No que diz respeito ao actual governo do PS, Soares que, já por diversas vezes afirmou que este tem feito boas reformas, vem agora dizer que é necessário inflectir à esquerda, “ir ao encontro das pessoas e construir um diálogo com os sindicatos, com a classe média e os meios intelectuais”. Conselhos avisados mas que não pretendem defender o “povo de esquerda”, antes procuram que o PS, face ao crescente descontentamento de diversas camadas da população, mais uma vez arrebanhe os votos dos tolos e dos masoquistas para vencer novamente as próximas eleições legislativas.

A. Kollontai"

(O País do Burro apresenta uma série de declarações de Soares no dia 18 de Junho)

Comments:
Não quero defender Mário Soares, mas creio que não há muito a ganhar em recordar o que fez de mal. Aliás, na minha opinião, o que fez de positivo por Portugal supera claramente os pontos negativos e erros que cometeu e tudo o que fez deve ser inserido no contexto da sua época. Mário Soares evoluiu, claramente. E é admitindo essa evolução que devemos valorizar as contribuições que ainda possa dar à sociedade portuguesa, sobretudo porque é uma referência dentro de uma esquerda que na sua época era considerada direita. O mundo mudou e actualmente, se lermos o que era alguma da “direita” da altura, verificamos que está mais à esquerda que alguma da esquerda (sobretudo a “reformista”) de hoje.
 
Teóricamente, o Mário Soares foi sempre a "Direita Mascarada", e a sua prática foi sempre a de uma "Direita Assumida".
Não se esqueçam dos contratos a prazo ou do Socialismo metido na gaveta, por exemplo.
Esse "senhor" (Mário Soares), devia ter vergonha: é preciso ter lata, depois de ter atraiçoado os valores da Esquerda, se armar em pai da pátria (como nas últimas presidenciais).
Viva o Comunismo.
A luta continua.
 
O mundo mudou e houve uma geral viragem a direita. Alguns que se tenham mantido coerentes, teriam
"virado" a esquerda sem mudar de opiniao.

No entanto, se as pessoas podem evoluir, como tu dizes, nao se deve perder a memória. É mais fácil de engolir os que marginalmente participaram no processo ou que mesmo generosamente deram o que pensaram ser melhor.

Mas com Mário Soares é-me difícil de esconder que veja a sua actuacao como um contínuo com os sucessivos governos. De Mário Soares a Sócrates, passando por Cavaco Silva e Durao Barroso há um padrao de governacao. A sua conjura com Carlucci e muitas mais das suas patifarias dificilmente podem ser esquecidas como erros inadvertidos ou consequencias negativas de um mal menor.

Por muito que o "novo" Mário Soares soe agora melhor que o antigo ou que qualquer outro dos crápulas que mencionei.
 
Samir,
Que o mundo mude é inevitável, mas precisas elucidar-me que tenha havido uma viragem à direita.
Talvez mudes de opinião se passares uma semana comigo em Nepal.
 
Pelo menos na Europa e na América Latina houve uma clara viragem à direita. Mesmo em geral, podemos dizer que políticas económicas (centradas na melhoria da vida das pessoas) que eram nos anos 70 consensuais, sao agora apelidadas de revolucionárias. Veja-se o exemplo do Chavez de fornecer educacao e saúde.

O caso do Nepal é mesmo uma boa excepcao. Já aqui fizemos dois textos:

http://obitoque.blogspot.com/2006/11/vitria-popular-no-nepal.html

http://obitoque.blogspot.com/2006/04/o-25-de-abril-de-2006-no-nepal.html

Esperemos que agora os Nepaleses possam de facto construir o país que merecem.

Se queres mandar o teu relato para o bitoque, fá-lo por favor, que nós publicamo-lo.
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt