29 maio 2007

 

Telenovela venezuelana


A história da comunicação social na Venezuela lê-se como uma árvore geneológica. Um sistema quase feudal de casamentos e alianças.

A RCTV pertence à cadeia “1 Broadcasting Caracas” (1BC), fundada por Phelps Jr., venezuelano com nome e pais americanos. O canal foi herdado pela esposa Katherine Deery de Phelps e filhas, Dorothy and Patricia. E quem são hoje os principais accionistas? Peter Bottome, filho de Deery e enteado de Phelps Jr.; Alicia Phelps de Tovar, sobrinha de Phelps Jr.; Alberto Tovar Phelps, filho de Alicia; Guillermo Tucker Arismendi, da família de Katherine e também director da Globovisión. O actual presidente da 1BC é Marcel Granier, casado com Dorothy Phelps. Para fechar o círculo, a outra filha de Phelps Jr., a Patricia, é casada com o magnata da comunicação Gustavo Cisneros, o principal “competidor” da 1BC.

Nesta promiscuidade de poder e consanguinidade, a RCTV e a Venevision de Ciscenos detêm 80% da produção de informação na Venezuela. Como é que o pessoal vem agora dizer (aqui, aqui etc) que acabar com esta oligarquia é um atentado à liberdade de imprensa? A concessão dada à RCTV reflectia unicamente o poder económico e das elites estrangeiras. Não venham mascarar isso de liberdade de expressão.

Comments:
"Sobre a capa de liberdade de imprensa, tens é a liberdade dos Cisneros, berlusconis e belmiros determinarem o que se passa num país."

"Creio que todos concordamos que deve haver liberdade e pluralidade de informacao. No entanto, nao é aceitável que determinados grupos simplesmente por terem parasitado o país durante décadas possam agora dominar o que é visto, dito e escrito. O problema é que nós já nem reconhecemos liberdade de expressao, tal que estamos habituados a reconhecer a legitimidade dos Públicos, DNs, etc. Um exemplo de liberdade passa pela internet (para quem tem computador)."

Ver mais aqui:
https://www.blogger.com/comment.g?blogID=4018985866499281301&postID=768784657018811997
 
Companheiro, este é um movimento novo! Há poucas horas está a ser posto um movimento em marcha que visa paralisar a blogosfera.
Existe uma certa blogosfera que quer, também ela, participar na GREVE GERAL, só que não sabe como.

É simples, basta colocar esta imagem no teu blog:

http://img409.imageshack.us/img409/9072/grevegeralvz7.jpg

Porque tu tens um amigo que tem um blog, porque alguém do teu livro de endereços tem outro amigo que tem um blog, é importante que contribuas para o movimento "assim não!".

Antes de reenviares a todos os constantes do teu livro de endereços, apaga por favor o remetente (from): estamos num estado de pré-ditadura
 
Depois desta vos digo que é impossível levar-vos minimamente a sério. Suponho que a malta que se manifestou contra o encerramento de um meio de informação lá no paraíso democrático do Chavez e levou com a brutalidade policial não passa também de um grupelho de facistas. Esta sua tentativa de branqueamento de um acto totalitário, minha cara Dolores, não é mais da vossa parte do que desonestidade intelectual. Cumprimentos.
 
Belo Blog!

http://crazytones.blogspot.com
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt