23 maio 2007

 

Os golpistas


Continuando a discussão de ontem, apresentamos uma parte de um vídeo sobre o golpe na Venezuela contra Chavez e o envolvimento das televisões privadas. O documentário todo pode ser visto aqui.



roubado do ladrão Zé Guilherme

Comments:
Samir,

Este documentário é surreal. Mas é preciso que a cura além de combater a doença também combata outras questões essenciais da Democracia. Por isso, no meu entendimento, não há justificação para o controlo cada vez maior da informação.

Abraço,
 
Em vez de:

"Mas é preciso que a cura além de combater a doença também combata outras questões essenciais da Democracia."

leia-se:

"Mas é preciso que a cura além de combater a doença não coloque em causa outras questões democráticas essenciais, como a promoção da pluralidade de opinião."
 
Mas Ricardo, como e' que se defendem "questoes democraticas essenciais" com mentiras e propaganda a golpes anti-democraticos?

Uma coisa e' a pluralidade, outra muito diferente e' deixar que a desonestidade (para nao dizer crimes) nos entrem em casa e chamarmos-lhe "opiniao".
 
Dolores,

Colocaste uma questão que respondo duma forma simples, através do Estado de direito. Se houve um golpe de Estado patrocinado por uma estação os tribunais deveriam actuar. Segundo julgo saber a licença não foi revogada e só agora, por causa da linha editorial da mesma, não foi prolongada a licença.

Mesmo que existam razões para o fecho desta estação, não vou falar do que não sei, qualquer Governo Democrático defenderia e promovia a concessão de mais licenças a outros candidatos que garantam o cumprimento da lei e, por arrasto, que acabariam por garantir a tal pluralidade.

O que acontece é que a Venezuela cada vez mais afasta-se, até nas regras políticas, cada vez mais das regras democráticas. Quando é assim a questão ideológica é perfeitamente secundária.

Bjs,
 
Estás a confundir o ter mais canais de televisão com pluralidade democrática! Olha para o nosso caso: as estações portuguesas dificilmente poderiam ser mais semelhantes...
 
FeminineMystique,

É verdade que uma não implica a outra, mas ajuda. E em Portugal há diferentes linhas editoriais mas é evidente que são muito semelhantes, até pela falta de qualidade, mas isso já são problemas democráticos.

Com sinceridade não percebo a polémica. A Venezuela, mesmo ignorando este caso, já não é uma democracia há muito tempo.

Cumprimentos,
 
Ricardo,

Isso da inviolabilidade das caixinhas, o estado aqui, a imprensa ali, os tribunais acoli, so faz lembrar a divisao dos poderes, 'a la seculo XIX. Entretanto entrega-se a mais uma classe profissional um poder colectivo.

Porque que a Venezuela nao e' uma democracia?
 
Dolores,

Quando as eleições condicionam a apresentação de outros candidatos ou há modificações na lei que permitem, administrativamente, a perpetuação do poder ainda há dúvidas?
 
Se ha coisa que o Chavez nao tem receio e' de eleicoes e de outros candidatos. O tipo ja foi a eleicoes 9 vezes em 9 anos. Nao conheco nenhum outro pais onde isso tenha acontecido.
 
Ricardo:

- Creio que todos concordamos que deve haver liberdade e pluralidade de informacao. No entanto, nao é aceitável que determinados grupos simplesmente por terem parasitado o país durante décadas possam agora dominar o que é visto, dito e escrito.

- Achas que antes de Chavez havia democracia? Donde achas que vem estes tribunais, com estes juizes? Nao sao os mesmos que estao comprometidos com décadas de poder que deixou 80% dos venezuelanos na miséria?

- A democracia e a liberdade/pluralidade de informacao nao sao conceitos formais como a maioria os trata. Nem merecem uma resposta de sim ou nao. Há países mais democráticos, outros menos democráticos, mas é extremamente difícil limites. Especialmente quando se usam os nossos conceitos de independencia de tribunais (nao é que os nossos o sejam, mas estamos a comparar mundos diferentes).
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt