25 maio 2007

 

Liberdade de imprensa


Liberdade de imprensa é um tema que vem muito à baila, mas poucas vezes se pára para reflectir. Como sobre a democracia ou a justiça, valoriza-se extremamente os aspectos formais, não se discutindo a efectiva acessibilidade a cada um desses aspectos. No actual contexto a desigualdade de meios é tal que a influência de uns e outros é avassaladoramente díspar. Sobre justiça desafio-vos a experimentar processar o Jardim Gonçalves. Sobre liberdade de imprensa, acham mesmo que um qualquer jornal do Zé Povinho pode competir com o Público do Belmiro? Ou que um apoio destes milionários vale bem mais que qualquer um de nós…

Será que o jornalismo do Status Quo representa mesmo a liberdade imprensa? Falem com qualquer jornalista e ele rapidamente vos dirá os limites do admissível pelos editores e patrões. Sobre a televisão em canal aberto lembrem-se de como foram atribuídas as licenças da televisão. No tempo do Cavaco deu uma à igreja por ser igreja e outra à SIC por ser Balsemão. E hoje bem vemos os seus resultados.

Exemplo contrário, é a a blogoesfera, um projecto de algo que pelo menos aspira a ser mais democrático que os actuais media. No entanto, o seu acesso ainda é caro e não acessível a todos.

Repito a cena de "Um Rei em Nova Iorque" recentemente postada pela sua pertinência (e humor).



   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt