18 maio 2007

 

Erro de palmatória


«Ouvi hoje na rádio um spot publicitário que me deixou com os cabelos em pé. O anúncio, a uma empresa de aluguer de automóveis, partia da fórmula da energia de Einstein para sugerir uma nova fórmula: A=M.T^3 (...). De acordo com esta magnífica fórmula, ao alugar um carro da referida empresa, uma pessoa recebe três vezes mais milhas, ou seja, em vez de receber 500 milhas receberá 1500. E acabava o referido spot com a pérola "assim a matemática fica mais simples".» Jaime Ramos in Público 13/5/2007

Eu ouvi o mesmo spot da Avis no passado fim-de-semana e também achei inacreditável. Embora este leitor do Público ponha a tónica mais na questão da publicidade enganosa, reclamando que lhe sejam creditadas 125.000.000 milhas pelo aluguer de um carro na Avis, a questão mais grave é mesmo a da matemática. É que isto de confundir o elevar ao cubo pelo multiplicar por três só pode ser duas coisas: ignorância chapada ou publicidade enganosa.

Já é mau que em Portugal se saiba e compreenda pouco de Matemática, mas ao menos que não se perpetue a ignorância através da publicidade.

Comments:
Eu também ouvi essa publicidade na TSF e quando me preparava para comentar o "ao cubo" no meu blogue, já está no ar uma versão nova que diz "vezes três".
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt