19 maio 2007
O sistema
Em resposta a umas perguntas de baldassare (aqui): Se existem professores desempregados, porque é que se aumentaram as horas de trabalho dos professores empregados? Melhor: porque é que se aumentou a idade da reforma?
O sistema capitalista não está construído de forma a ser socialmente eficiente. Não está interessado em dividir o trabalho (nem as regalias) por todos. Neste contexto, o desemprego tem um papel importante ao diminuir a exigência dos trabalhadores, facilitando piores salários e condições de trabalho.
Concretamente no ensino, o Estado poupa ainda mais com esta situação porque não paga subsídios de desemprego a muitos dos candidatos a professores (pelo menos antes muitos deles não eram elegíveis) e quando paga será por períodos relativamente curtos (pois passado algum tempo perde-se a elegibilidade).
O aumento das horas semanais dos professores permite ao ME poupar em trabalhadores extraordinários que, em alternativa, teriam de ser contratados para algumas das funções (aulas de substituição, etc). Já o aumento da idade permite aumentar as contribuições para a Segurança Social enquanto diminui as pensões que estes irão eventualmente receber (se algum dia os deixarem reformar…).
|
|
|
|