18 maio 2007

 

Continuamos à espera...


"O ministro do Trabalho afirmou hoje que há dados que contrariam a tendência de aumento do desemprego mostrada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e considera que, mantendo-se a aceleração do crescimento económico, Portugal está em condições de conter e começar a reduzir o desemprego.

A taxa de desemprego aumentou 0,7 pontos percentuais em Portugal, no primeiro trimestre deste ano, face a igual período do ano passado, para 8,4 por cento, segundo os dados hoje divulgados pelo INE. " (Público Online) [Adenda: A "taxa de desemprego subiu para o valor mais alto dos últimos 21 anos" e "para encontrar um valor superior ao anunciado ontem é preciso recuar 21 anos, mais precisamente, até ao segundo trimestre de 1986"!]

A isto chama-se trabalhar com os dados. Quando desce é porque desce. Quando sobe há informações contraditórias. Ainda por cima, o chato dos dados do INE (ao contrário dos dados do Instituto do Emprego) é que se pode calcular os desempregados que não procuraram emprego ou alguns inactivos desincentivados que não entram nas contas do INE. Ver, por exemplo, os trabalhos do Eugénio Rosa.

Entretanto, o país continua à espera de mais e melhor emprego.



   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt