17 maio 2007

 

Colecção de cartazes antigos


"Estávamos nos primórdios do cinema. Os filmes eram mudos e o tempo de duração da película sabia-se pela quantidade de metros anunciada nos enormes cartazes. Alguns destes "anúncios publicitários" circulavam por Lisboa em carroças, ou decoravam a frontaria dos cinemas de então. No interior, as sessões não eram pacíficas nem votadas ao silêncio. Além do pianista, que tocava a música de fundo, a plateia manifestava-se sobre o enredo: gritava, insultava...

Dezenas destes cartazes, que contam a história dos primeiros filmes estrangeiros exibidos em Portugal (entre 1904 e 1915), podem ser vistos na exposição Cinema em Cartaz que é amanhã inaugurada, pelas 19.30, na Cordoaria Nacional e se mantém até 24 de Junho, podendo ser visitada entre as 10.00 e as 19.00 de terça a sexta e aos sábados e domingos, das 14.00 às 19.00, com entrada gratuita.

A colecção possui autênticas relíquias, que ficaram guardadas durante décadas e hoje têm, segundo avaliações internacionais, um valor inestimável. "Temos exemplares da grande distribuidora Léon Gaumont que desconheciam no seu próprio museu", revela, ao DN, a comissária científica da exposição, Adelaide Ginga. A casa Gaumont e a do irmão Charles Pathé, no fim do século XIX, que ainda existem, foram as primeiras empresas criadoras, produtoras, realizadoras e distribuidoras dos filmes de então."

Comments:
Samir,

Tenho mesmo pena de não poder ir ver. Tinha uma colecção grande de posters que entretanto não aumentei porque, no meio de algumas mudanças, a humidade e outros factores degradaram a minha colecção.

Abraço,
 
A preservacao é sempre algo difícl de se fazer especialmente aos particulares, naturalmente com menos recursos.

Os cartazes apanham um sempre um pouco da magia do cinema...

Nao sei se já foste a nova cinemateca (nalguma vinda ao Contenente...). É muito boa. De realcar também o Palácio Foz com uma sala de cinema maravilhosa.
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt