22 maio 2007

 

Cavalgadas urbanas


Quem passa pela zona do Parque das Nações de manhã já encontrou certamente, num dia ou noutro, um desfile de umas dezenas de cavalos brancos nas ruas agitadas pela hora de ponta. Um qualquer regimento de cavalaria da GNR ganhou o hábito de vir passear os garanhões todas as manhãs numa zona de tráfego intenso. Já se atreveram até a trancar a Avenida Marechal Gomes da Costa, aquela pequenina de três faixas de rodagem que vai até à Rotunda do Relógio passando pela RTP e pela Independente (!), por volta das 9h30 da manhã... Vai um jipe à frente, a cortar intersecções e a sobrepôr-se à autoridade dos semáforos vermelhos, e a cavalaria toda, a montada e a montadora, atrás em passo de desfile heróico. No fim de tudo vai a populaça, nos carros e autocarros a tentar chegar ao trabalho, a mirar ordeiramente a bela traseira dos equídeos, não vá o Sr. Guarda perder a cabeça com algum protesto.

Que a GNR é um corpo antiquado, conservador e frequentemente reaccionário, já era sabido. Que a ideia de manter umas dezenas de animais sem qualquer função real de segurança é ridícula, sobretudo quando considerados os custos envolvidos, também já era óbvio. Mas andar a mostrar os dotes dos garanhões (os brancos por baixo e os verdes por cima) à hora de ponta numa zona movimentada de uma grande cidade, onde ainda por cima nem têm jurisdição real, acaba por ser a cereja podre no topo de um bolo já por si indigesto.

Ó Sôr Guarda, não quer antes ir passear ali para o quintal do Palácio de Belém? O inquilino era capaz de gostar da vista e já não chateava a populaça com o barulho das ferraduras no alcatrão...

Comments:
E os animais respeitáveis montados pelas bestas podiam defecar suas poias sem incomodar ninguém.
 
E no "Vasco da Gama", mesmo à frente da av D. Joao II, onde os geninhos me fazem perder tempo para chegar ao trabalho, os outros cagalhões fardados têm uma grande exposição a vangloriar-se dos seus feitos, passado um mês de terem varrido a movimentada Rua do Carmo à cacetada em pleno dia da Liberdade.
Têm scooters, "smarts", fotos heróicas de bófias a salvarem crianças, etc.
Esquecem-se de referir que são a bófia que mais mata na europa dos 25 ...
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt