18 abril 2007

 

Zimbabué


Faz hoje 27 anos que o Zimbabué tornou-se independente, após a derrota do regime branco liderado por Ian Smith e poderoso aliado do Portugal colonial. O "celeiro" de África finalmente estaria na mãos da maioria dos seus habitantes que poderiam aspirar a um futuro melhor. Infelizmente, a história não foi benévola. Robert Mugabe, em tempos um dos audazes líderes da revolta, perdeu há muito a legitimidade.

No entanto, a história nos media europeus, particularmente britânicos, de que Mugabe é o único responsável pela situação de impasse é menos do que meia verdade. Afinal, os grandes responsáveis pela condenação a miséria da maioria do povo do Zimbabué são os seus antigos colonizadores. A Inglaterra, aquando da independência, forçou a assinatura de um acordo pelos novos líderes que a única realocação de terra agrícola possível seria com base na compra destes terrenos a preços de mercado.

Tal não seria nada de extraordinário caso 80 por cento da terra arável não estivesse nas mãos de 300 famílias (naturalmente brancas)!!! Mais a mais, o alto nível de desenvolvimento capitalista destas empresas levava os preços de mercado upa upa (a la gato fedorento). Se lhe juntarem milhões de pessoas acumuladas em áreas ditas "comunais" encontrarão a vossa fórmula para a tragédia.

É neste cerco que (sobre)vive o povo do Zimbabué.

Comments:
E o que é que o grande chefe tribal conseguiu para o país desde que é Presidente?
As terras na posse dos brancos têm sido expropriadas e distribuídas pelos "veteranos" enquanto o povo está cada vez mais pobre - sendo difícl conceber pobreza maior - prevendo-se que a inflação chegue este ano perto dos 4000% (quatro mil porcento).
O grande lutador pela liberdade e independência persegue os opositores políticos: prende-os, tortura-os e mata-os. Nem mesmo o povo acumulado em bairros de lata lhe escapa; sendo suspeito de apoiar a oposição viu as suas barracas destruídas e foi expulso das cidades.
Enquanto África não se livrar dos cleptocratas que a sugam a miséria não terá fim.
Mas tudo isto é propaganda.
 
N�o defendo as "solu�es" de Mugabe.

A quest�o � que o Reino Unido imp�s condi�es irreais para o reconhecimento da independ�ncia. Muito dos problemas estavam l� obviamente agravados na actual decomposi�o do Zimbabu�.

Em situa�es extremas de apropria�o dos bens de um pa�s (como era o caso da antes Rod�isa Branca), manter o status quo � uma morte anunciada.
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt