24 abril 2007

 

A globalização funciona para alguns


A Toyota, produtora japonesa de automóveis, ultrapassou a americana General Motors em vendas no primeiro trimestre deste ano. Segundo a BBC o sucesso é devido ao híbrido Prius, com o preço elevado da gasolina a impor nova consciência ambiental a produtores e consumidores.

Contudo, o mais interessante não é o verde do combustível, é o verde dos dólares. Com o eixo da produção industrial a tombar para oriente, não há sinais que os Americanos o possam travar. O melhor a fazer será talvez comprar a Toyota enquanto o dólar ainda tem força?!

Comments:
A Revolução está em Marcha...
Viva o 25 de Abril! Viva a Liberdade! Viva Portugal!
 
A. Cabral,

Não te esqueças que o país "mais liberal do mundo" também é um dos mais proteccionistas e não te esqueças que têm quotas de importação. Por isso não estejas preocupado ;)

Abraço,
 
O presidente da toyota é americano. E hoje em dia já não faz sentido dizer que a toyota é uma empresa japonesa ou asiática, está em todo o mundo e muito bem enraizada nos EUA, o seu modelo de gestão é global e não específico de um país ou região.
 
Creio que o Chairman da Toyota e' Fujio Cho. Nao estamos ainda no mundo do capital internacional, ha' aliancas entre capitais mas estas as vezes sao esforcadas pelos contextos locais e sobretudo por genetica competicao e conflitualidade. Os confrontos imperialistas sao disso prova.

A proposito deste tema veja-se como a noticia foi recebida em Detroit, lar da GM e da industria automovel americana.
 
É óbvio que em Detroit, sendo a cidade da GM, pode existir um sentimento negativo. Mas não acredito que seja de grandes proporções porque a própria GM já arruinou a vida a muitas pessoas de Detroit e subúrbios com deslocalizações para o México, onde, por exemplo, são construídos grande parte dos SUV's da marca.

Excerto de um estudo sobre a vantagem ganha pela Toyota sobre a GM:

Toyota has the hot hand and appears poised to keep that going. The biggest factor for Toyota has been acceptance by the American consumer and the success of its anchor-model, the Camry, which is now among the top three cars sold in the United States. The Lexus luxury line of autos and SUVs redefined the model for superior customer service. Toyota realized early on that serving and appreciating the customer -- and letting the customer know that -- would win them a strong loyal base. Toyota does not publish these facts, but many dealers will say that 70 to 75% of Lexus buyers are repeat buyers. That is loyalty!

GM and Toyota were once very comparable in almost all statistics. The pendulum has definitely swung for Toyota and appears it will stay that way for a long, long time.
 
em vários modelos, a % de componentes produzida pela toyota ou outras marcas nos EUA é maior que a GM, que de + Americanos só têm a sua própria história e a sede.
 
E' conhecido que a Toyota para vingar no mercado americano transferiu para os EUA producao - estou seguro que os cupholders e os DVDs players para os putos sao todos la produzidos. Isto para desarmar o habitual boicote do consumidor americano sob a bandeira do "Buy American". Se nao vendesse muito nos EUA a Toyota nao poderia ser lider mundial, esse e' o maior mercado automovel do mundo.

Mas isso nao significa que a Toyota se tornou Americana, nem sequer um misto. Quem e' dono do capital e quem o gere? Nao estou convencido que os americanos tenham uma posicao maioritaria no conselho de administracao da Toyota. A titularidade do capital ainda importa porque determina que aliancas sao feitas, financeiras e productivas, nomeadamente reforcando a ascensao de um bloco industrial no oriente.
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt