11 abril 2007

 

À espera


Estaremos esta noite todos a acompanhar a entrevista de Sócrates. Porque queremos naturalmente saber se aldrabou nas referências à sua formação e/ou na forma como a obteve. Particularmente, mais do que saber se é ou não engenheiro de direito – aspecto que o Público tem promovido em particular – quero saber se a pessoa com maiores responsabilidades governativas no país está ou não moralmente habilitada para desempenhar essas funções.

O que me tem espantado neste processo todo, e ele já dura há algumas semanas, é o silêncio da oposição. Marques Mendes reserva qualquer declaração para depois desta noite, enquanto Louçã foi o primeiro a falar do assunto e só porque “se misturou” com o encerramento da Universidade Independente.

Se à partida tanta cautela se pode dever a ninguém querer ficar com a responsabilidade política de fazer cair um primeiro-ministro (e com ele o governo) depois dos últimos anos de jogo de cadeiras, também me parece que poderá haver algumas implicações da oposição no caso.

Mas há outro aspecto a considerar: em finais de Junho Portugal assume a presidência da União Europeia. Talvez aquilo a que muitos gostam de chamar “sentido de Estado” explique o silêncio.

Eu, por mim, estou farta de paz podre. Como o Amílcar gosta de invocar: caia o ministro! Caia, pim!

Comments:
Ja' algumas vezes dei aqui a entender, eu nao sou grande defensor do pim. Desde o ini'cio que vejo a situacao mais pelo caricato do que como uma situacao politica.

O Socrates cair por causa desta historia era a cereja no bolo de todo o ridiculo que estamos a viver. Quer dizer, o homem vem para primeiro-ministro com um cheque em branco, f$%* o pessoal ate' nao poder mais, e depois sai por uns perlimpimpins de secretaria que se passou ha' uns anos? E entao os milhares de desempregados que o Governo dele criou? A confusao na Educacao? Assim ate' parece que tinhamos o tipo a fazer um bom servico, mas como o gajo e' o "senhor-passagem-administrativa", rua com ele.

Para mim o gajo podia ter feito a passagem administrativa das cadeiras todas a comer a secreta'ria da Independente em regime nocturno. Desde que fosse um primeiro ministro como deve ser. Mas olhem, querem prender o Al Capone por fuga aos impostos, tudo bem. Mas entao que se entale bem o gajo, nao o deixem transformar-se noutro martir politico.
 
É verdade que o Público o anda a tramar.

Aqui no Bitoque náo é tanto isso. Agora caso se prove que o homem fez fraude(s) acho que deve ser demitido. Afinal, quem se arma em defensor da credibilidade, e bláblá, e quer avaliar a funcao pública por critérios objectivos e rigorosos, e bláblá, e depois vem-se a descobrir que o curso é encomendado e que se intitulava coisas que náo era, deve ir para a rua. Acho que isso é relativamente directo, especialmente quando ele é fomentador deste circo da política pequenina.

(Lá que devia ser corrido e enxovalhado pelos milhares desempregados, devia. Mas enquanto eles e a oposicao se decidem passa-se ao próximo processo. Temos de confessar que o Público, creio que foi o Público, tem sido mais expedito. Terá lá as suas razoes.
 
Acho que a questao nao e' tanto se o gajo deve ou nao cair por ter ou nao diploma. Vejo isto mais no sentido que a Mystique apontou -- a falta de moralidade disto tudo. Estes gajos mentem se for preciso e fazem-no com o maior dos 'a vontades. Cometem as ilegalidades que forem necessarias para esconder a sua mediocridade. E' esta falta de etica e esta aldrabice constante que sao inaceitaveis.
 
O que me chateia é ver uma ilegalidade que nao tem a ver com o exercicio do poder a ter mais peso do que as que teem. E é assim que se merecem Carmonas, Pintos da Costa, Albertos Joao Jardim, Valentim Loureiros, e os restantes 50% dos participantes políticos e públicos do país.

"Ah meteu uns milhoes de euro ao bolso, tá bem, vá lá... mas,... isto de assinar com engenheiro, está a brincar comigo ou que??!"
 
se calhar sou eu que simplesmente ando chateado... nao é nada contra os que escrevem aqui. Chateia-me é ver toda a cambada de ladroes que nos andam a ir aos bolsos há anos a darem ares de escandalo... e porra, ninguem lhes toca!
 
Mas uma coisa não invalida a outra: por haver outras questões mais graves, não quer dizer que esta não o seja. A mentira e fraude sistemáticas não absolvem nem Sócrates nem os outros. Ainda aqui recentemente demos eco ao acordo entre Câmara e Creamfields que terá eventualmente levado os colegas do observatório a denunciar o escândalo financeiro do Creamfields (http://observatorioparquebelavista.blogspot.com/2007/04/in-pblico-1142007.html).

Agora deixem-me que vos diga que acho que devia ser investigado e caso ele tenha sido mesmo favorecido devia resultar naturalmente na sua demissão. Tem de haver punição para esses tipos. Para evitar que seja apenas quando os Belmiros querem cabe a todos nós tentar evitá-lo (sem esperar milagres).
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt