20 abril 2007

 

Desaparecidos!


«A publicação em português de "A Verdadeira História dos Voos da CIA – Os táxis da tortura", de Trevor Panglen e A. C. Thompson, não podia ser mais oportuna e relevante. É que este livro fornece uma introdução detalhada, mas de fácil leitura e apreensão, sobre o esquema tenebroso, complexo e dissimulado do programa de deslocalização da tortura, designado nos EUA por "entregas extraordinárias" ("extraordinary renditions").

Estamos a falar de um programa que consiste na transferência, através do globo, entre "prisões secretas" (que tantos negaram, mas foram entretanto admitidas pelo próprio Presidente americano) e a prisão ostensiva de Guantánamo, de suspeitos de terrorismo subtraídos a qualquer processo judicial, vítimas de rapto, sequestro, tortura, detenção arbitrária e "desaparecimento".

Um programa de "desaparecimento forçado" operado não por uma qualquer anacrónica ditadura sul-americana ou regime torcionário africano ou asiático, mas pelo governo de uma das maiores e mais antigas democracias no mundo: pela Administração de George W. Bush, envolvendo a CIA e outras agências de segurança americanas, incluindo militares. (…)»

Ana Gomes, do Prefácio

Lançamento hoje pela Campo das Letras.

(Pedi "emprestado" o título do post a "Missing", um grande filme de 1982. O pai e a mulher de um desaparecido procuram-no no Chile após o golpe do Pinochet)



   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt