13 abril 2007

 

Democracias


"Sob a forma de um "convite", a mensagem do presidente da República é clara: Cavaco Silva quer que os partidos repensem a realização de um referendo sobre a próxima revisão dos tratados da União Europeia (UE). Acrescente-se que o chefe de Estado é contra uma consulta popular a esta matéria e está dado o "recado" - repensem e recuem.
(...)
Para Cavaco Silva, a melhor opção, por agora, é aguardar(...). A pensar numa fase posterior, Cavaco Silva disse esperar "que os partidos políticos meditem, seriamente e com cuidado, sobre se deve haver um referendo, ou não, sobre o Tratado".

O chefe de Estado recordou também posições assumidas antes de ser eleito para Belém. "Antes de ter sido nomeado Presidente da República, nunca manifestei entusiasmo em relação aos referendos", sublinhou. Antes de se mostrar convicto que "hoje, muitos países europeus gostariam de não fazer referendos"."
(Fernando de Sousa e Susete Francisco, DN, 12 de Abril)


Os conceitos democráticos de Cavaco Silva já antes tinham dado que falar na maneira de governar como primeiro-ministro. Como presidente a experiência também promete ser deveras enriquecedora. Que ele nunca foi a favor de referendos, não é novidade. Tudo quanto não seja eleições de cheque em branco para ele fazer o que quiser o deixa incomodado.

Já que “muitos países gostariam de não fazer referendos” é um conceito novo. Não gostam de referendos porque não obteem os resultados que queriam? Se não discordam dos resultados os votantes, discorda quem? Só podem ser os governantes que segundo Cavaco Silva devem ser os legítimos "representantes” dos eleitores, mesmo contrariando as suas opiniões. Cá para o nosso rectangulozinho, Cavaco é Portugal!

Por cá, o DN afiança que o PS que o que tinha prometido nas eleições (um referendo sobre a Europa) parece que é mais uma viola que quer pôr no saco.

Comments:
como pôs o "socialismo na gaveta"...

ah e eu não sou de competir! não me agradam as competições a não ser comigo próprio, por isso, estou sempre a tentar escrever mais do que eu próprio.

a sério, obrigado pela dica, mas não sou de submeter o conteúdo à forma e depois faço tratados daqueles que ninguém lê... tenho muito a aprender.

abraços
 
Só estava a brincar,

abraco,

samir
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt