09 abril 2007

 

Creamfields I - A gestão da coisa pública



"A Câmara Municipal de Lisboa vai votar na quarta-feira uma proposta no sentido de a organização do festival Creamfields (...) ficar isenta do pagamento de taxas municipais no valor de 3,5 milhões de euros, mas contribuir com 175 mil euros para a requalificação daquele espaço verde e para pagar custos logísticos da iniciativa.(...)Esta medida, segundo um comunicado do gabinete do vereador, "é sustentada pelos dividendos que a realização do evento na cidade de Lisboa trará em termos de animação da capital, bem como para a divulgação do nome e da imagem da cidade em Portugal e no mundo."

A proposta subscrita por António Prôa pressupõe no entanto que a promotora do festival contribua com contrapartidas, no valor de cerca de 175 mil euros, que de acordo com o comunicado "serão aplicadas na execução do projecto de requalificação do Parque da Bela Vista, já apresentado pela Câmara Municipal de Lisboa". A construção de um skate parque no espaço verde com mais de 70 hectares é o projecto que a autarquia prevê desenvolver com estas verbas, que se destinam também a suportar custos os logísticos da iniciativa.

A exigência destas contrapartidas, sublinha o gabinete do vereador, "vem na linha de uma política da autarquia que preconiza que as entidades que utilizam o espaço público para a promoção de eventos devem não só garantir a correcta utilização dos mesmos, como participar na sua requalificação.(...) O protocolo de entendimento que vai ser votado prevê ainda a criação de uma comissão de acompanhamento, "que irá fiscalizar o uso adequado do parque durante todas as fases de produção do festival Creamfields"."

(Inês Boaventura in Público)

Isenção de taxas, contrapartidas ridículas e uma comissão. São três elementos fundamentais na gestão da coisa pública em Portugal e, em particular, em Lisboa. A ver o que faz a oposição na Câmara e na Assembleia Municipal.

Comments:
giro, giro, é a diferença de custos para a organização do Festiva Creamfields: 3.325.000 euros com esta nova proposta...

não é preciso muita imaginação para pensarmos em dar bom uso a este "excedente" a favor da população de Lisboa. eu começava por colocar o palco mais abaixo do que esteve o ano passado no Rock in Rio.

só em comprimidos para a dor de cabeça das pessoas nas duas margens do Tejo (não é piada, houve mesmo gente a conseguir escutar a música na outra banda) poupava-se uma fortuna... junte-se os custos associados a baixas de produtividade resultantes de noites mal dormidas, e só com isto já poupei uma pipa de massa ao erário público, sem cobrar pela sugestão.
 
Este executivo camarario mete nojo, tal como o antecessor. Relembro que no mandato de Santana Lopes, quando o Rock in Rio veio para Lisboa, o executivo deu ordem para escavacaram a Bela Vista a seu bel prazer e na altura (quando foi mesmo? 2004???) prometeram que era evento unico e que iam por tudo no lugar. 3 anos volvidos e uma sucessao de espectaculos (nao era caso unico???) no mesmo local (que, a julgar pelas contrapartidas agora pedidas, nao foi posto no lugar) e parte das contrapartidas que oferecem e tornar a dar qualidade a um local que as tinha de inicio. So podem estar a brincar com a gente! Do resto da dinheirama que vai ser doada aos realizadores do evento, nem comento...
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt