26 abril 2007

 

Como foi?


O Público tem a notícia, e o Indymedia desenvolve o assunto:

"Apesar do simbolismo da data, o dia 25 de Abril ficou marcado por uma autêntica campanha de provocação e repressão, protagonizada pelas forças da PSP. A tensão iniciou-se logo pelo início da tarde, quando várias pessoas que se preparavam para percorrer a Avenida da Liberdade, tentaram exprimir o seu repúdio relativamente a um cartaz do partido nacional renovador (que apela à xenofobia). Uma simples acção simbólica (atirar tomates podres a um outdoor) foi imediatamente reprimida, tendo várias pessoas sido violentamente empurradas, agarradas e identificadas por agentes da PSP.

Mais tarde, após uma manifestação contra o fascismo (quer o “oficial”, da extrema-direita, quer o “não-oficial” do sistema social e económico) – que decorreu pacificamente, sem quaisquer incidentes –, a PSP decidiu cercar cerca de 50 pessoas, que desmobilizavam em grupo. Conforme um relato publicado “Na altura em que estavam os manifestantes a alcançar as escadas por de baixo do elevador de Sta Justa (a meio da Calçada), começaram eles -manifestantes- a fazer meia volta e a correr calçada acima. Alguém os avisou que tinham sido encurralados. E assim foi. Carrinhas com polícias de choque às largas dezenas desceram em grande velocidade o Chiado, selando o alto da rua do Carmo, enquanto outras com igual força e os referidos polícias de choque subiam a rua do Carmo. Estes últimos desceram imediatamente dos carros, ainda antes destes travarem e começaram a correr em direcção aos manifestantes, agredindo-os à bastonada enquanto estes tentavam escapar desesperadamente. Os que estavam perto, meros espectadores ou pessoas que acompanharam o cortejo de lado, ficaram também encurralados (...). Vi polícias em grupos de cinco ou mais «dar caça» na baixa a manifestantes ou outras pessoas. Uma rapariga que ia a fugir, estava diante da Pastelaria Suiça, quando foi agredida, imobilizada no chão e arrastada sob prisão a 500 metros de distância para ser encurralada nos carros celulares. O mesmo passou-se com outros (eles não fizeram nenhum gesto agressivo, a fuga era para os polícias o «motivo» para perseguirem e baterem selvaticamente nessas pessoas).

Neste preciso momento, cerca de 12 pessoas encontram-se detidas na esquadra da Rua Gomes Freire, onde permanecerão durante toda a noite. Dezenas de pessoas encontram-se frente da esquadra, em solidariedade com as vítimas de repressão policial.

Se dúvidas havia sobre o sentido de celebrar o que não existe, estas foram dissipadas pela actuação das forças policiais. A sacrosanta inviolabilidade do 25 de Abril foi quebrada, denunciado assim um estado de excepção permanente, em que supostos imperativos securitários legitimam as mais arbitrárias agressões às liberdades das pessoas."


Eu estive na Avenida e nos Restauradores mas não vi nada, além de um 25 de Abril com pouca gente. Alguém viu o que se passou?

Comments:
na verdade, são duas manifestações diferantes. o publico fala de uma manifestação frente á sede da PIDE e o indymedia numa manifestação anti-fascista que foi da praça da figueira ao largo de camões e depois tentou ir protestar para junto da actual sede do PNR, sendo reprimida pelo caminho. eu sei porque estive lá e também levei a minha dose de bastonadas. nem sabia que tinha havido uma manifestação frente á antiga sede da PIDE.
 
"Segundo a informação das autoridades, a intervenção da polícia visou "salvaguardar a integridade física das pessoas"." é isto que diz a policia, no artigo do público. aprendi ontem que isso é dar pontapés e empurrões até que a raiva seja visivel no sangue das vitimas. de momento deixei de acreditar neste pais. viva o 25 de abril.
 
no entanto... centenas de milhar de pessoas, não são poucas pessoas.

sobre essa repressão policial a grande escala, não sei, mas sei que a manifestação estava agendada para o Largo da Figueira e que alguns jovens participantes foram inclusivamente detidos...

mais desenvolvimentos não conheço.
 
e o público mostra bem COMO NÃO FAZER UMA NOTÍCIA!
 
Salvaguardar a integridade física de quem???
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt