12 abril 2007

 

Aldeia da Meia-Praia


É uma história bonita feita canção pela voz de José Afonso. A história de dezenas de pescadores pobres e das suas famílias que, dando o mar de Monte Gordo pouco peixe, rumaram desde os anos 50 para o pé de Lagos. Foram de bicicleta, a pé ou de automotora.

O nome de “índios” foi baptismo dos pescadores de Lagos. Viviam em casas de colmo, e depois de tijolo erguidas depois do 25 de Abril pelo SAAL (Serviço Ambulatório de Apoio Local). A história foi contada por Cunha Telles num filme da altura, com a canção de José Afonso.

Depois houve mais lutas para conseguir infra-estruturas como esgotos, luz e água canalizada. Muitas vezes se tem dito que estão ilegais, mas essa ilegalidade é só dos anexos que se foram construindo para terem espaço para os filhos que iam nascendo.

Agora, o Plano de Urbanização daquela zona prevê quase uma dezena de hotéis de quatro e cinco estrelas e apartamentos turísticos, além do aumento de um campo de golfe de 18 para 27 buracos e um centro de congressos.

As pessoas da Meia Praia é que não estão contentes com a situação: viveram ali toda a vida, e construíram as suas casas com as próprias mãos. E não querem ver a sua conquista transformada numa Copacabana.

Comments:
O filme é líndissimo, mostrando a forca de vontade que eles tiveram em transformar as suas vidas, organizando-se para construir melhores casas, etc.

Pena que o "progresso" só queira coisas com eles na altura de construir...
 
Enviar um comentário

<< Home


   

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

   
   
Estou no Blog.com.pt